Buscar no site

Mulher cai no golpe do “falso Bitcoin” após confiar em amigo hackeado

Mulher recebeu mensagens do criminoso, que aplicou o golpe usando o perfil do suposto colega para oferecer um investimento falso em Bitcoin

Homem consulta celular que emite red flag
Shutterstock

Uma mulher de Dourados, Mato Grosso do Sul, foi vítima de um golpe envolvendo falso investimento em Bitcoin e acabou tendo o celular, as contas de e-mail e perfis de redes sociais hackeados após seguir instruções do estelionatário.

Para ganhar a confiança da vítima, o golpista se passou por um colega dela que, segundo as mensagens, também teria tido suas contas hackeadas pouco antes.

Segundo informações do site Midiamix, o boletim de ocorrência foi registrado na segunda-feira (8) e o golpe ocorreu no sábado (6). A mulher recebeu mensagens do criminoso, que usou o perfil do suposto colega para oferecer um investimento em Bitcoin com promessa de retorno elevado. Convencida de que falava com alguém conhecido, ela fez uma transferência bancária.

Depois de receber o depósito, o golpista pediu que a vítima realizasse uma série de ações em suas redes sociais. Ao seguir os passos indicados, ela teve o telefone e todas as suas contas hackeadas. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento) de Dourados e está sob investigação.

Como evitar ser vítima de golpe

Golpes como esse têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente quando envolvem a clonagem de contas de amigos ou familiares para dar credibilidade às abordagens. Especialistas recomendam nunca realizar transferências ou seguir instruções que envolvam acesso a dispositivos sem confirmar por outro canal, como uma ligação telefônica, se a pessoa que está enviando a mensagem é realmente quem diz ser.

Promessas de retorno rápido e garantido também são um grande sinal de alerta, já que investimentos legítimos não oferecem esse tipo de garantia.

Outra medida importante é ativar a autenticação em duas etapas em todas as contas, dificultando o acesso de criminosos mesmo quando conseguem dados de login. Além disso, desconfiar de links enviados por mensagens e jamais compartilhar códigos de verificação são atitudes fundamentais para evitar cair em golpes digitais.

A porta de entrada para o bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, está no MB. É simples, seguro e transparente. Deixe de adiar um investimento com potencial gigantesco. Invista em poucos cliques!