Imagem da matéria: Por que o Bitcoin é a internet do dinheiro na visão de Andreas Antonopoulos
Andreas Antonopoulos, um dos pioneiros dos bitcoin (Foto: Divulgação)

Andreas M. Antonopoulos é conhecido mundialmente por seus artigos e palestras a respeito do Bitcoin e de todo seu ecossistema. O livro “A internet do dinheiro” é resultado dessas inúmeras palestras dadas mundo a fora. O mesmo também é autor de “Mastering Bitcoin“, reconhecido pela comunidade como um dos mais completos livros sobre o funcionamento técnico dessa tecnologia disruptiva.

A internet do dinheiro reúne palestras dadas por Antonopoulos entre 2013 e 2016. O livro se coloca na responsabilidade de organizar essas conferências da melhor forma e de corrigir alguns dados citados pelo palestrante. É essencial relatar o trabalho de tradução muito interessante realizado pela editora EmRede, que reflete fielmente a atmosfera do conteúdo tratado no livro:

Publicidade

“Fizemos uma tradução colaborativa com a participação de 34 pessoas, em um processo inclusivo aonde qualquer pessoa podia se conectar, traduzir e revisar. O trabalho foi remunerado por palavra traduzida/revisada, com o token da comunidade Prospera, o Prosper.”

Bitcoin é mais do que dinheiro

Esse poderia ser outro título para o livro. A internet do dinheiro não fala apenas da aplicação monetária do bitcoin, na verdade, eu diria que esse é o ponto menos tocado, que serve apenas como plano de fundo para os incríveis insights que Antonopoulos desenvolve sobre o tema.

O autor é espirituoso nas ideias e divertido nas provocações. Eis um pequeno trecho dele: “Dizer que bitcoin é apenas uma moeda digital é como dizer que a internet é um telefone chique”.

Este não é um livro só sobre bitcoin, é um livro sobre cibercultura, internet, código aberto, inovação, empreendedorismo, economia e história do dinheiro.

Publicidade

Antonopoulos desenvolve nessas palestras algumas ideias inspiradoras sobre o futuro do Bitcoin, sobre seu conceito e sobre seu impacto antropológico. Inúmeras comparações de inovações do passada são citadas como analogias muito semelhantes ao que acontece atualmente com a descrença em torno do Bitcoin e das criptomoedas.

O especialista desenvolve o assunto de forma fácil e inspiradora, trazendo para o público leigo o entusiasmo que antes só era entendido pelos apaixonados por tecnologia.

Público-alvo

Eu recomendaria esse livro para qualquer pessoa interessada em Bitcoin, novata ou experiente. O livro aborda assuntos filosóficos e traz um entendimento geral sobre o cenário e sobre a natureza dessa inovação.

Não há nada técnico no livro, o que fará qualquer leigo ler e entender sem problemas. Sua simplicidade não o torna redundante para o usuário experiente, pois trata de assuntos pouco discutidos pela mídia e pela comunidade Brasileira.

Publicidade

Também é bom para quem está chegando agora no mundo do Bitcoin, pois reúne ótimas palestras em um lugar só, para que você possa ler e revisar a qualquer momento. O link das palestras oficiais está presente em cada capitulo, mas as palestras estão em inglês e não há legendas em português até o momento.

Acaba rápido

Esse é provavelmente o ponto mais baixo do livro, sua duração. A internet do dinheiro é uma perfeita introdução para os assuntos que aborda, mas não vai além disso. O assunto é muito interessante e inspirador e sua curta duração acaba decepcionando o leitor.

Há também o fato de algumas informações se repetirem em outros capítulos. No entanto, essa repetição é compreensível, pois tratam-se de palestras, e o palestrante costuma repetir alguns dados ao ministrar assuntos semelhantes para seu público novo. Há um volume dois que reúne outras palestras de Antonopoulos, a editora EmRede também pretende publica-lo.

A curta duração do livro talvez acabe ajudando a solidificar o mesmo como uma obra de introdução para novatos, pois sua pouca quantidade de páginas não assusta e permite que o mesmo seja terminado em um dia de leitura. Com certeza seria um bom presente para aquele seu amigo ou parente que não entende seu entusiasmo pelo Bitcoin.

Livro: A internet do dinheiro - Volume um
Autor: Andreas M. Antonopoulos
Editora: EmRedeEditora
Páginas: 124
Preço: 39,90
Vendas: Cripto Planet 

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Guia Completo: Como Investir em Runes do Bitcoin

Guia Completo: Como Investir em Runes do Bitcoin

Runes estão dominando a rede do Bitcoin, mas a negociação pode ser complicada. Confira nosso guia para começar.
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Proprietários de criptomoedas são uma força na eleição dos EUA de 2024, diz estudo

Quase um em cada cinco eleitores possui criptomoedas, o que os torna um eleitorado potencialmente poderoso em novembro, segundo a Galaxy Digital
Ilustração mostra controle de videogame dentro de um data center

O que é Xai? A crescente rede de jogos blockchain de terceira camada

Baseada na blockchain de segunda camada do Ethereum, Arbitrum, a nova rede promete maior escalabilidade, eficiência e redução de custos
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário