Imagem da matéria: Malware em aplicativo crackeado do TradingView está esvaziando carteiras de criptomoedas
Foto: Shutterstock

Golpistas estão usando versões crackeadas do TradingView Premium para esvaziar carteiras de criptomoedas.

O aplicativo está disfarçado como uma versão “crackeada” do verdadeiro TradingView Premium. Versões infectadas com malware estão sendo distribuídas via Reddit e frequentemente encontradas em subreddits de criptomoedas.

Publicidade

Vítimas relataram ter suas carteiras de criptomoedas completamente esvaziadas. Em seguida, os golpistas se passaram por elas, usando seus dados para enviar tentativas de phishing que incentivavam os contatos das vítimas a baixar e instalar o aplicativo infectado.

Uma vez baixado, seja em Mac ou Windows, o software libera o malware embutido: Lumma Stealer para Windows e Atomic Stealer (AMOS) para Mac.

A análise do código mostra que o ataque AMOS exfiltra dados do usuário para um servidor hospedado nas Seychelles. Esses dados incluem senhas e informações de autenticação de dois fatores (2FA).

Para contornar a segurança dos Macs, os golpistas interagem ativamente com as vítimas, fingindo ser o suporte ao cliente para “ajudá-las” a instalar o software. Isso inclui orientações sobre como desativar certos protocolos de segurança que, de outra forma, as protegeriam desse tipo de ataque.

Um dos golpistas escreveu em um post no Reddit: “Esse aviso de ‘A Apple não pôde verificar’ é apenas a Apple sendo extra cautelosa… Mas não se preocupe – um vírus real em um Mac seria algo surreal, e eu nunca vi um passar despercebido assim!” Em seguida, foram dadas instruções sobre como abrir o malware, apesar dos esforços do Mac para bloqueá-lo.

Publicidade

O AMOS ataca Macs e pode roubar credenciais pessoais, enquanto o Lumma Stealer, que existe desde 2022, tem como alvo carteiras de criptomoedas e extensões de navegador para autenticação de dois fatores.

Jérôme Segura, pesquisador sênior de segurança da Malwarebytes, escreveu em um blog: “O que é interessante nesse esquema específico é o quão envolvido o autor original está.”

Apesar de essa abordagem ser um pouco mais direta, esse tipo de crime não é novidade. A empresa de análise de blockchain Chainalysis estima que houve US$ 51 bilhões em transações ilícitas no último ano.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de bitcoin ao lado de mapa da Austrália

Austrália revela novas regulamentações para criptomoedas e promete ação contra o debanking

Objetivo é fornecer segurança para os participantes do setor, ao mesmo tempo em que aborda riscos à integridade do mercado de criptomoedas
Imagem da matéria: Seria uma memecoin o futuro do financiamento das pesquisa científicas?

Seria uma memecoin o futuro do financiamento das pesquisa científicas?

Pump.Science é um protocolo de ciência descentralizada inspirado na popular plataforma de lançamento de memecoins Pump.Fun
Ilustração de Donald Trump no site worldlibertyfinancial

Apoiada por Trump, World Liberty Financial conclui venda de tokens e arrecada R$ 3,4 bilhões

Montante arrecadado coloca a empresa entre as 10 maiores ICOs de criptomoedas
CEO do Telegram, Pavel Durov posa para foto

TON dispara 29% após fundador do Telegram, Pavel Durov, ser autorizado a deixar a França

Token nativo da blockchain The Open Network, TON registrou o maior ganho semanal entre os 100 principais ativos de criptomoedas