O Comissário de Valores Mobiliários dos EUA, Mark Uyeda, liderará temporariamente o principal órgão de fiscalização do setor de criptomoedas como presidente interino, em meio a uma mudança mais ampla em várias agências do governo federal.
A nomeação ocorre imediatamente após o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, deixar o cargo de principal autoridade administrativa de Wall Street na segunda-feira (20), como esperado, juntamente com a posse do presidente Donald Trump.
O ex-líder da SEC disse em novembro passado que renunciaria em 20 de janeiro devido à mudança das marés políticas, sinalizada pela reeleição do presidente pró-cripto Donald Trump.
Trump nomeou o ex-comissário da SEC, Paul Atkins, para dirigir a SEC por um longo período. Não está claro quando a indicação de Atkins será aprovada.
Leia Também
Uyeda, um republicano, é um defensor declarado do setor cripto. Em uma entrevista à Fox Business em outubro de 2024, Uyeda chamou de “desastre” o tratamento dado pela SEC ao setor de ativos digitais.
“Temos transmitido essa ‘política por meio da aplicação’, não fizemos nada para fornecer orientação sobre ela e, como resultado, isso foi resolvido pelos tribunais, e diferentes tribunais decidiram de maneiras diferentes”, disse Uyeda na entrevista.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.