Imagem da matéria: Delegada é condenada a 2 anos de prisão por receber propina do "Faraó do Bitcoin"
Glaidson Acácio dos Santos, fundador da GAS Consultoria. (Foto: Reprodução/YouTube)

Uma delegada e três policiais civis do estado do Rio de Janeiro foram condenados pelo crime de corrupção por aceitar propina de Glaidson Acácio dos Santos, criador da GAS Consultoria e conhecido como “Faraó do Bitcoin”. A pena estabelecida para cada um dos réus foi de 2 anos e oito meses de prisão e a perda do cargo. 

Os servidores públicos  foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) no âmbito da Operação Novo Egito, desdobramento da Operação Kryptos, que prendeu o “Faraó do Bitcoin” em agosto de 2021. 

Publicidade

As investigações revelaram que a delegada, enquanto atuava na Delegacia de Defraudações (DDEF), recebeu propina de Glaidson em troca de favorecimentos ao esquema. Além disso, constatou-se que os policiais civis condenados facilitaram as atividades ilegais da organização, que movimentou cerca de R$ 38 bilhões em transações financeiras irregulares. À época, os policiais civis também eram lotados na DDEF.

As provas apresentadas pelo MPRJ incluíram interceptações telemáticas, registros financeiros e depoimentos. Com base nisso a Justiça reconheceu a responsabilidade dos réus por crimes como organização criminosa, gestão fraudulenta e corrupção passiva.

O caso (Processo 0293207-95.2022.8.19.0001 TJ/RJ) foi conduzido pela 1ª Promotoria de Justiça junto às 1ª, 2ª e 3ª Varas Especializadas em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

VOCÊ PODE GOSTAR
ingresso nft sympla

Nova coleção de NFTs do Snoop Dogg esgota em meia hora

A colaboração com a blockchain TON do Telegram mostra que os NFTs liderados por celebridades ainda não estão totalmente mortos
Imagem da matéria: Cuidado: Falsas carteiras de criptomoedas inundam Firefox

Cuidado: Falsas carteiras de criptomoedas inundam Firefox

A campanha de malware “FoxyWallet” contou com mais de 40 extensões maliciosas que se passavam por carteiras legítimas de criptomoedas na loja do Firefox
números e moeda de stablecoins

Fabricante de armas da Rússia também quer sua própria stablecoin

Empresa estatal Rostec lançará token atrelado ao rublo, chamado RUBx, e promete plataforma de pagamentos própria
policia civil de goias criptomoedas rj

Megaoperação prende casal envolvido na compra de dados bancários com criptomoedas

Ação contra grupo criminoso especializado em fraudes digitais já bloqueou R$ 112 milhões em bens