Donald Trump, o autoproclamado defensor da indústria cripto dos EUA, garantiu um segundo mandato como presidente dos Estados Unidos.
Antes mesmo da confirmação da reeleição por volta das 7h30 desta quarta-feira (6), o ex-presidente já havia feito um discurso de vitória noite passada para uma multidão lotada na sede republicana em Mar-a-Lago, na Flórida.
Os republicanos também garantiram a vitória no Senado, juntamente com uma possível vitória na Câmara, embora a contagem ainda continue.
O bilionário republicano venceu a Geórgia, um estado decisivo, no início da contagem de votos na terça-feira (5), ficando à frente de sua adversária democrata, a vice-presidente Kamala Harris.
Hoje (6), ele também garantiu outro estado importante, a Pensilvânia, que vale cerca de 19 votos eleitorais.
A vitória de Trump foi recebida com júbilo por algumas pessoas do setor cripto, que estão apostando em suas promessas de campanha para defender e proteger seus interesses.
Ao comemorar seu retorno político, Trump disse à multidão: “Francamente, esse foi o maior movimento político de todos os tempos”.
“Vamos ajudar nosso país a se recuperar; temos um país que precisa muito de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras; vamos consertar tudo”, disse Trump.
Promessas de campanha para o setor Cripto
Desde o início de sua campanha, Trump prometeu afrouxar as restrições aos ativos digitais e às empresas de tecnologia de blockchain nos EUA.
Leia Também
Trump se comprometeu a apoiar o setor cripto estabelecendo uma reserva nacional de Bitcoin, apoiando a mineração baseada nos EUA, opondo-se a uma CBDC e defendendo os direitos de autocustódia.
Além disso, o recente empreendimento de sua família, World Liberty Financial, sinaliza um compromisso cada vez maior com o setor.
Isso lhe rendeu o apoio de membros do setor e investidores de criptomoedas que alegam ter sido injustamente visados em meio a uma repressão durante o governo Biden.
Trump reforçou essas promessas alguns meses atrás durante seu discurso no Bitcoin Nashville, onde revelou um plano para construir um “estoque” de Bitcoin para o Federal Reserve dos EUA, além de prometer demitir o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler.
Durante a campanha, Trump fez várias manobras publicitárias para enfatizar seu novo compromisso de promover e proteger as criptomoedas, que ele chamou de “fraude” há apenas alguns anos.
Ele se reuniu com entusiastas do Bitcoin em Washington, D.C., lançou uma plataforma DeFi que levantou suspeitas e comprou hambúrgueres para apoiadores com BTC em um bar para Bitcoiners na cidade de Nova York.
O envolvimento do republicano com os criptoativos lhe rendeu o apoio de importantes participantes do setor no início de sua campanha, incluindo o ex-CEO da Messari, Ryan Selkis, e os fundadores da Gemini, Tyler e Cameron Winklevoss.
O proprietário da X e bilionário Elon Musk também tem sido um de seus mais proeminentes apoiadores.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.