Imagem da matéria: Rede de supermercados do Rio de Janeiro passa a aceitar Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash
Fachada de uma das lojas da rede de supermercados – Imagem cedida pela empresa

A Oásis Supermercados, uma rede varejista de Rio das Ostras no litoral norte do Rio de Janeiro, passou a aceitar criptomoedas como meio de pagamento desde a última terça-feira (18).

Agora cidadãos e turistas da cidade litorânea poderão pagar suas compras com Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash diretamente nos caixas do supermercado, segundo um dos administradores da empresa, Douglas Andrade.

Publicidade

Ele contou que a ideia de aceitar criptomoedas como forma de pagamento partiu de seu irmão Thiago, que também administra a empresa — ele havia assistido um vídeo que explicava como aceitar criptomoedas em estabelecimentos, ligou para uma corretora e obteve maiores informações.

“Uma ex-funcionária nos apresentou as criptomoedas e nos ensinou a investir”, disse Douglas por telefone ao Portal do Bitcoin.

A empresa, que tem um faturamento anual em torno de R$ 25 milhões, possui duas lojas e 90 funcionários, sendo 20 deles operadores de caixa. “Todos foram treinados para receber pagamentos com criptoativos”, disse.

“É muito fácil. É igual ao pagamento com cartão de crédito. O cliente diz qual criptomoeda ele quer pagar, o operador digita em reais e o sistema já converte naquela criptomoeda. Depois basta aproximar o QR code e pronto”, explicou Douglas.

Ele disse que o sistema foi implantado pela CoinWISE, uma empresa de soluções pagamento, que recebe em criptomoedas e três dias depois repassa o montante em reais para a empresa.

Publicidade

Como ainda é bem recente, a rede ainda não recebeu nenhum pagamento em criptomoeda. No entanto, Douglas disse que a notícia correu rápido e as pessoas já começaram a dar seus palpites, como aceitar NANO, por exemplo.

A reportagem perguntou se os clientes também poderiam pagar contas de terceiros em criptomoedas, ao que Andrade respondeu que sim, mas a rede ainda não aceita boletos, mas se o cliente quiser realizar uma recarga em celular, tudo bem.

As lojas do Oásis Supermercados ficam no município de Rio das Ostras/RJ.

Mais adoções de Bitcoin

Outro caso de adoção de criptomoedas como meio de pagamento no Brasil foi pela empresa de transporte rodoviário Viação Garcia, que começou a aceitar como forma de pagamento Bitcoin, Bitcoin Cash e Litecoin em junho. A empresa alega ser o primeiro grupo de transporte rodoviário a implantar um sistema que aceita criptomoedas.

Conforme divulgado pela companhia paranaense, inicialmente apenas o Bitcoin foi aceito, visto que é a mais conhecida do mercado. Posteriormente, as outras duas foram incorporadas ao sistema.

Publicidade

BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fed mantém taxa de juros e afeta Bitcoin e Ethereum

Fed mantém taxa de juros e afeta Bitcoin e Ethereum

Banco Central dos EUA manteve taxa de juros de referência em uma faixa-alvo entre 5,25% e 5,5% desde julho do ano passado
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes