Imagem da matéria: Viden.vc investe na Liquidium, plataforma que permite empréstimos na rede Bitcoin
(Foto: Divulgação)

A Viden.vc, venture capital brasileira focada 100% no mercado de Web3, investiu no protocolo de empréstimos peer-to-peer Liquidium, que levantou US$ 2,75 milhões na rodada semente, que ainda contou com a participação dos fundos Wise 3 Ventures, Portal Ventures, Asymetric Capital, AGE Fund, NGC Ventures, CMS Holdings, Newman Capital e DeGods.

Esse é o segundo investimento da Viden em empresas que desenvolvem a tecnologia e os produtos para o novo ecossistema financeiro da rede Bitcoin – o primeiro aporte foi na Magisat.

Publicidade

Atualmente, a Liquidium é a plataforma líder do setor de DeFi do Bitcoin, permitindo empréstimos de BTC peer-to-peer (ponto a ponto), ou seja, os usuários podem tomar emprestado ou emprestar Bitcoin usando ativos exclusivos baseados na rede, como Ordinals e Runes como garantia.

A operação é facilitada com segurança por meio de Transações de Bitcoin Parcialmente Assinadas (PSBTs) e Contratos de Log Discretos (DLCs), todos na rede Bitcoin, sem precisar recorrer a redes de segunda camada.

Segundo Robin Obermaier, CEO da Liquidium, um dos grandes mercados de Runes no mundo é o Brasil, onde o Rune $DOG é um dos tokens mais populares depois do Bitcoin.

“Ver a América Latina mergulhar mais fundo na blockchain mais descentralizada é um sinal promissor de crescimento tanto para a região quanto para o Bitcoin”, afirma o executivo.

Publicidade

Já João Kamradt, sócio e head de pesquisa e investimentos da viden.vc, diz que o investimento na Liquidium é lógico considerado a tese central do fundo.

“Acreditamos que estamos impulsionando a nova era do Bitcoin. Investir na Liquidium é como se estivéssemos investindo na Aave logo em seu início. Para que o DeFi cresça no ecossistema, é necessário um protocolo seguro e eficaz de empréstimos e temos certeza que o Liquidium tem todas as condições de ocupar esse posto”, afirma.

Para o futuro, a Liquidium agora está priorizando trazer ativos BRC-20s para a plataforma, bem como compatibilidade com carteiras adicionais como OKX e Phantom, além de possibilitar a criação de pools de investimento.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração de moeda da pump.fun

Pump.fun arrecada R$ 2,8 bilhões com ICO do token PUMP

A Pump.fun, plataforma de lançamento de memecoins baseada na blockchain Solana, arrecadou…
moeda de Bitcoin em cima de globo terrestre e mundo

As 6 empresas com as maiores reservas de Bitcoin da América Latina

Veja quais empresas listadas em bolsa ou com atuação relevante na América Latina já adotaram o Bitcoin como parte de suas reservas financeiras
corretora de criptomoedas coinbase

Coinbase compra empresa de tokens LiquiFi na 4ª aquisição do ano

Esta é a quarta aquisição da empresa neste ano, incluindo a Deribit, maior plataforma de derivativos de Bitcoin
Controles de videogames e uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

11 jogos que dão Bitcoin de graça enquanto você se diverte

Quer acumular satoshis sem gastar um centavo? Estes jogos gratuitos recompensam você com Bitcoin de verdade por jogar