Imagem da matéria: Bitcoin Lightning e soluções de segunda camada podem ser “abusadas ​​por criminosos”, diz UE
(Foto: Shutterstock)

Um novo relatório da União Europeia destacou a Lightning Network do Bitcoin e outras soluções de segunda camada como tecnologias de “ofuscação de dados” que poderiam ser “abusadas por criminosos”.

O Primeiro Relatório sobre Criptografia do Centro de Inovação da UE para Segurança Interna, uma “rede colaborativa de laboratórios de inovação” de todos os estados membros da UE, argumenta que, juntamente com tecnologias incluindo Mimblewimble, provas de conhecimento zero (zk), misturadores de moedas e moedas de privacidade, como Monero e Zcash, “soluções de segunda camada, como a Lightning Network, também podem ser abusadas por criminosos”.

Publicidade

O relatório diz que os “canais de pagamento multiassinatura bipartidos da Lightning Network não transmitirão todas as transações para a blockchain, mas apenas a abertura e o fechamento do canal”, acrescentando que ele e outras soluções de segunda camada podem causar “problemas para investigações de aplicação da lei”

Moedas de privacidade e aplicação da lei

O relatório também visa misturadores de moedas, como Tornado Cash, e moedas de privacidade, incluindo Monero, Zcash, Grin e Dash.

Ele destaca o uso de “provas de conhecimento zero e soluções de segunda camada” que permitem que alguns dados de transações sejam ocultados, o que “complica significativamente o rastreamento das origens da criptomoeda (ilícita) para a aplicação da lei”.

O protocolo cripto Mimblewimble, usado por criptomoedas incluindo Grin, Beam e Litecoin, é considerado um “fator complicador” nos esforços das autoridades para rastrear transações de criptomoedas, embora os autores do relatório admitam que “transações usando Mimblewimble não são encontradas com frequência”.

Publicidade

As moedas de privacidade têm sido sujeitas a pressões regulatórias por parte dos governos nos últimos meses.

A estrutura de Mercados de Criptoativos (MiCA) da UE, que entrará em vigor no final de 2024, reprime as interações entre provedores de serviços de criptoativos (CASPs) e moedas de privacidade, levando exchanges de criptomoedas como a Binance a retirá-las de suas listas.

Os misturadores de criptomoedas também estão sob pressão de agências de aplicação da lei em todo o mundo, com o desenvolvedor do Tornado Cash, Alexey Pertsev, considerado culpado de lavagem de dinheiro por um tribunal holandês.

Em abril, as autoridades dos EUA prenderam e acusaram os fundadores do misturador Bitcoin Samourai Wallet de conspiração para cometer lavagem de dinheiro. A repressão teve um efeito inibidor em outras ferramentas de privacidade, com vários serviços de mistura de moedas abandonando os EUA após as prisões da Samourai Wallet.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.
VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Parlamento de Hong Kong cria subcomitê legislativo de criptomoedas

Johnny Ng disse que o comitê está trabalhando com o mercado para coletar propostas focadas em Web3 e ativos virtuais para melhorar o cenário em Hong Kong
Imagem da matéria: Morte de John McAfee completa 3 anos; relembre a história do “pai do antivírus” e defensor do Bitcoin

Morte de John McAfee completa 3 anos; relembre a história do “pai do antivírus” e defensor do Bitcoin

Não importa o quão fascinante tenha sido sua visão libertária para anarcocapitalistas ou o quão decepcionante foi para seus seguidores sua vida regada a álcool e drogas: John McAfee teve um final trágico
Bandeira com o logotipo da Coinbase se mov eao ar l ivre

Coinbase abre novo processo contra reguladores dos EUA

“Esta não é a maneira de regular e operar um governo transparente”, criticou o executivo da Coinbase
Círculo formado por criptomoedas com bitcoin no centro

Taiwan cria associação de criptomoedas em avanço para autorregulação

24 empresas de criptomoedas que se comprometeram ao combate à lavagem de dinheiro entraram na Associação de Provedores de Serviços de Ativos Virtuais de Taiwan