Moeda de bitcoin com o logotipo do google
Shutterstock

O Google, maior buscador do mundo, passou a indexar dados de blockchain do Bitcoin nos resultados de pesquisa, permitindo que qualquer um visualize os fundos e transações de uma carteira junto com os resultados da web ao digitar o endereço.

“É um livro-razão público, então estava prestes a acontecer”, comentou  no X a empresa de carteira Wasabi Wallet.

Publicidade

Atualmente, o Google permite três formatos de endereço: P2PKH, P2SH e Bech32. Ao pesquisar qualquer um desses endereços públicos de Bitcoin, os usuários verão o saldo atual, a última atualização e o saldo da última transação, como mostra o Bitcoin Magazine.

Mas a Wasabi Wallet também levantou preocupações com a privacidade: “Agora pense no que significa para o Google indexar todas as atividades de transações de Bitcoin. O Google tem tantos dados extras que eles podem vincular ao seu monte”.

Vale ressaltar, porém, que a funcionalidade nem sempre chega ao mesmo tempo para todas as pessoas e outras questões técnicas podem fazer com que nem todos consigam usar a ferramenta ainda.

Saldos de Ethereum no buscador do Google

O tipo de serviço, no entanto, não é novidade. Na semana passada, o Google lançou uma funcionalidade semelhante para entusiastas de criptomoedas, passando a mostrar no resultado das pesquisas os saldos de carteiras associadas aos domínios Ethereum Name Service (ENS).

O Ethereum Name Service oferece domínios simples e de fácil leitura de endereços cripto usando apenas uma terminação “.eth”, como se fossem sites de internet. Esses domínios podem ser vinculados a carteiras Ethereum (ETH), simplificando o processo para os detentores de criptomoedas enviarem dinheiro para outras carteiras.

Publicidade
Busca no Google por “vitalik.eth” traz saldo da carteira do criador do Ethereum.

Vale lembrar que o suporte para verificar saldos de carteiras Ethereum na busca do Google já existe desde 2023, mas era preciso buscar pelo endereço completo da carteira. Agora, a funcionalidade foi expandida para domínios ENS, o que facilita para encontrar o resultado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Metaplanet adquire mais Bitcoin em sua maior compra única até agora

Metaplanet adquire mais Bitcoin em sua maior compra única até agora

Uma firma de investimentos japonesa pouco conhecida, que ganhou as manchetes por…
grande moeda de bitcoin e pessoas em baixo

O ano do Bitcoin: de ETFs a máximas históricas

O Bitcoin teve um grande ano com adoção institucional, batalhas políticas e até moedas memes. Aqui está um retrospecto da maior criptomoeda do mundo em 2024
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin cai 7% após ETFs sofrerem as maiores saídas já vistas

Os ETFs de Bitcoin registraram saídas líquidas de US$ 680 milhões, interrompendo uma sequência de 15 dias de entradas
Imagem da matéria: 3 estados dos EUA já estudam criar uma reserva estratégica de Bitcoin

3 estados dos EUA já estudam criar uma reserva estratégica de Bitcoin

Diversos estados dos EUA estão analisando projetos de lei sobre reservas de Bitcoin, enquanto defensores das criptomoedas pressionam por propostas semelhantes em outras localidades