Fachada da Comisión Nacional de Valores Argentina (CNV
Fachada da Comisión Nacional de Valores Argentina (CNV) Foto: Reprodução

A Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Argentina (CNV) será responsável por regular e fiscalizar as exchanges de criptomoedas no país. O anúncio foi feito na segunda-feira (18) em meio à visita do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI).

A medida decorre da deliberação da Lei nº 27.739, aprovada em 14 de março no Senado, que reforma a lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Proliferação de Armas de Destruição em Massa. A lei aguarda sanção do presidente Javier Milei.

Publicidade

Trata-se de uma das ações que o governo da Argentina precisava para cumprir com sugestões do GAFI, que dentre várias propostas para o sistema financeiro do país, cobram do governo uma regulação para empresas que prestam serviços com criptomoedas.

De acordo com a CNV, a reforma estabelece novas competências como a criação do “Cadastro de Prestadores de Serviços de Ativos Virtuais (PSAV)”, ou seja, de empresas do setor cripto, a fim de centralizar todas as informações de pessoas físicas e jurídicas que prestam o tipo de serviço na Argentina.

“Estamos trabalhando desde que a possibilidade de a Lei ser sancionada se tornou uma certa probabilidade, agora que é uma realidade avançaremos na criação do cadastro de fornecedores de ativos virtuais em conformidade com as recomendações do GAFI”, comentou o presidente da CNV, Roberto Silva.

A diretora da CVN, Sonia Salvatierra, membro do conselho de administração da CNV que acompanha a visita do GAFI ao país, avaliou ser importante cumprir metas e recomendações com o objetivo de alcançar o fortalecimento e promover o desenvolvimento do mercado de capitais argentino.

Publicidade

Outro ponto é sobre os players do mercado que terão que fornecer informações à Unidade de Informação Financeira (UIF) para cumprir as leis de combate à lavagem de dinheiro. Em outras palavras, os credores de serviços de criptomoedas terão que produzir relatórios de risco e relatar movimentos suspeitos.

Acerca disso, Patrícia Boedo, que integra o Conselho de Administração da CNV, afirmou que será realizado um trabalho coordenado com a UIF e entidades autônomas para que o resultado da implementação da nova regulamentação possa ser eficaz e transparente.

“Gerar novas oportunidades na luta contra o crime organizado, promover a eficácia do sistema preventivo e repressivo, promover o cumprimento das obrigações ABC/CFT por parte do setor privado e promover a adaptação às novas tecnologias”, concluiu.

Visita do GAFI à Argentina

A Argentina recebeu em Buenos Aires os membros do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) no início do mês, e tinha poucos dias para criar medidas para dar início a uma regulação de empresas que prestam serviços com criptomoedas no país, conforme recomendações do grupo internacional.

Publicidade

Àquela altura, uma medida provisória já havia sido redigida e ficava à disposição do presidente Javier Milei. Nela, era previsto colocar as empresas de criptomoedas sob supervisão da CVN, o que de fato aconteceu no início da semana.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Corretoras fazem ação para ajudar vítimas de enchentes no RS; 4 vão dobrar doações de usuários

Corretoras fazem ação para ajudar vítimas de enchentes no RS; 4 vão dobrar doações de usuários

Binance irá doar vouchers de tokens BNB para moradores do Rio Grande do Sul, enquanto Bitso, Foxbit, Bybit e OKX irão dobrar os valores doados por seus clientes
Imagem da matéria: Bitcoin atinge um bilhão de transações processadas desde o lançamento

Bitcoin atinge um bilhão de transações processadas desde o lançamento

Bitcoin demorou mais de 15 anos para atingir a marca de um bilhão de transações
Cauda de baleia sob um mar de moedas de bitcoin

Baleia acorda de sono de uma década para mover R$ 217 milhões em Bitcoin

Carteira recebeu a quantia de 687,33 BTC no dia 12 de janeiro de 2014, quando a cotação do Bitcoin estava em US$ 917
Mão segurando celular com o logo da carteira de criptomoedas MetaMask

MetaMask lança sistema para acabar com prática que drena dinheiro dos usuários do Ethereum

Smart Transactions busca fazer com que clientes sejam protegidos da prática de máximo valor extraível na blockchain Ethereum