Um site falso que identifica a si mesmo como falso. Assim é o xdexgolpe.info, criado anonimamente para ironizar o modelo de negócios da XDEX, uma corretora de criptomoedas criada pela XP Investimentos.
“Seja um dos primeiros a negociar vale-bitcoins”, diz o texto de aberta, que tem o mesmo estilo e formato da página original. No campo do cadastro, abaixo depois de preencher os itens Nome, Email e CPF, o botão de confirmação é “quero ser um trouxa”. No original, é “quero ser um dos primeiros”.
Em seguida, no que o site classifica como golpe, há um novo texto com acusações: “Nossa missão é oferecer os melhores serviços pro usuário comprar e vender vale-criptos de forma fácil, segura e com a menor taxa. Só não vale achar que está comprando um Bitcoin de verdade ou que pode transferi-lo para uma exchange ou wallet.”
O principal ponto de conflito está no modelo de negócio. Nas corretoras normais do mercado brasileiro, os clientes podem depositar e retirar Bitcoins para suas carteiras quando bem entenderem. Na XDEX, porém, as compras e vendas dos criptoativos ocorrerão apenas dentro da plataforma. A empresa também não revelará o endereço das carteiras.
Esse tipo de crítica já estava circulando entre os principais atores do mercado. Mas o site reverte qualquer informação positiva como algo negativo. O tópico “agilidade na transferência” do site falso diz o seguinte: “Pra receber dinheiro dos trouxas somos muito ágeis. Você pode depositar a qualquer hora do dia ou da noite de forma a comprar seu vale-cripto enquanto nós fingimos te vender um Bitcoin.
Entre as críticas nem mesmo Fernando Ulrich, que é o principal nome público do mundo das criptomoedas do Brasil, foi poupado. Para o site fake, o analista explica “o golpe”, “por que se vendeu” quando na verdade os vídeos linkados mostram ele falando sobre conceitos básicos de bitcoin. Com uma presença muito forte nas redes sociais, Ulrich vem sendo cobrados de seus leitores pelas contradições do modelo da XDEX.
No mesmo espaço, mas no original a informação é esta: “Sistema de reconhecimento de transferência integrado aos bancos, o que garante rapidez e confiabilidade na hora de transferir reais para comprar criptomoedas”.
O site foi registrado pelo namecheap.com, que permite a criação anônima de páginas na internet. Ou seja: é muito difícil saber quem é o responsável pela ironia/acusação.
XDEX apesar das críticas
Apesar das críticas, a empresa parece ter arrecadado um bom número de pré-cadastros. Já são pelo menos 10 mil, segundo fontes que fizeram o registro. A corretora começará a cadastrar os usuários no início de novembro como revelou a CEO da empresa, Celina Ma.
Na mesma entrevista, Celina detalhou os motivos para a adoção do modelo de negócios: “Desenhamos todas as nossas regras políticas a partir do nosso compliance. Todo nosso modelo de negócios é baseado nas práticas econômicas vigentes das instituições financeiras. Queríamos criar uma exchange robusta e com alta segurança. Por conta disso, desenvolvemos todo o modelo para garantir que tivéssemos o monitoramento dessas operações. O programa que temos também é de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Por conta disso, desenvolvemos esse modelo em que não são permitidos depósitos e retiradas”.
- Receba notícias em primeira mão pelo Telegram: https://t.me/portaldobitcoin
Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?
A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/