Imagem da matéria: Criptomoeda da Venezuela é cópia descarada da Dash, diz desenvolvedor do Ethereum
(Foto: Reprodução/Twitter)

O desenvolvedor do Ethereum, Joey Zhou, alegou que o recém diviulgado White Paper da Petro, criptomoeda nacional da Venezuela, é uma “cópia descarada” do documento da Dash, conforme escreveu no Twitter recentemente. 

“O novo token Petro da Venezuela é um clone descarado da Dash (pelo menos o whitepaper, na página 11)”, postou Zhou.

Publicidade

No entanto, não é difícil que leitores familiarizados com a Dash reconheçam suas principais características ao ler o projeto venezuelano:

Envio instantâneo, combinação de consenso, master nodes, um algoritmo de mineração X11 e assim por diante, revelam a audácia dos desenvolvedores da Petro.

A página do novo White Paper, descrevendo os conceitos básicos da tecnologia por trás do Petro, exibe ilustrações tiradas diretamente dos white papers da Dash e do Bitcoin.

Zhou ligou, então, um gráfico que é proeminente tanto no projeto da Petro (página 13) quanto no da Dash, conforme mostra a imagem no Github.

De acordo com o News Bitcoin, a Petro foi lançada oficialmente para início de transações nesta segunda feira pelo ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Publicidade

“A Venezuela faz história! Hoje damos um passo adiante com o lançamento da Petro como moeda nacional e plataforma para fortalecer nossa soberania financeira”, disse Maduro em um discurso televisionado.

Porém, a pregação de que a Petro seria apoiada pelo petróleo venezuelano acabou sofrendo modificações.

A Telesur TV disse que a criptomoeda, “diferente de outras moedas digitais, era protegida com a riqueza de petróleo venezuelano e também pela mineração.

Maduro confirmou quando apontou estas riquezas como sendo, “ouro, diamante, ferro e alumínio” — pode ser conferido na página 7 do documento: 50% de petróleo, 20% de ouro, 20% de ferro e 10% de diamante.

Segundo Maduro, sem citar nomes, a Petro já estaria listada nas seis principais casas de câmbio internacionais do mundo e que a partir de agora ela passaria a ser aceita em nível nacional.

Publicidade

“Todos os venezuelanos terão acesso à Petro e poderão fazer compras internacionais. Elas são agora substitutas legais dos dólares em negócios imobiliários, passagens aéreas, hotéis e similares”, disse o líder.

Maduro também revelou que a partir de 5 de novembro os cidadãos venezuelanos poderão comprar a Petro com a moeda nacional também recentemente criada, o ‘bolívar soberano’.

Cada unidade da criptomoeda, reportou a Agência Venezuelana de Notícias (AVN), será equivalente a 3.600 bolívares soberanos e será a referência para fixar o valor de trabalho, serviços e de bens de consumo — uma das unidades contábeis que vão governar a nação bolivariana.

No mês passado, Maduro havia anunciado que a Petro seria adotada internacionalmente a partir de 1º de outubro e que o token criado pelo Estado iria ajudar a resolver a inflação crônica do país e a estabilizar a economia.

Ele tem sempre acrescentado que a introdução da Petro no comércio internacional é parte do projeto de desenvolvimento do país que é o ‘programa de recuperação, crescimento econômico e prosperidade’.

Publicidade

No entanto, há inúmeras controvérsias em torno do projeto financeiro venezuelano. A transparência praticamente inexistente de como tudo foi conduzido, provocou várias reações negativas em todo o mundo.

Isto chamou a atenção da Reuters, que recentemente lançou mais luz a respeito da não-adoção da criptomoeda venezuelana, revelando a Petro como uma farsa, visto que o token é ‘lastreado’ em 5 milhões de barris de petróleo, mas não se tem sequer uma placa do local indicado da exploração.

Atapirire, que tem 1300 habitantes e fica em uma savana isolada em Francisco de Miranda, no centro do país, foi indicada por Maduro como sendo a área dos 5 milhões de barris, no entanto, a reportagem da Reuters encontrou apenas máquinas antigas abandonadas no meio do mato.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

VOCÊ PODE GOSTAR
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 6 dias de entradas com saídas de US$ 400 milhões

Mesmo que o Bitcoin caia, “esperamos que os investidores vejam isso como uma atraente oportunidade de entrada, injetando nova liquidez”, diz analista
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013