Imagem da matéria: Foguete que vai levar Bitcoin e Dogecoin à Lua decolou nesta segunda; veja vídeo
Lançamento do Foguete Vulcan, em 8 de janeiro de 2024 (Foto: United Launch Alliance)

Na madrugada desta segunda-feira (8), o foguete Vulcan, da United Launch Alliance (ULA), decolou dos EUA em direção à Lua. Dentro da espaçonave, há uma carteira hardware com 1 Bitcoin (BTC) armazenado, uma placa com o bloco genesis do Bitcoin, além de uma moeda física para simbolizar a Dogecoin (DOGE), a memecoin mais popular do mundo. 

Veja abaixo o vídeo do lançamento:

Publicidade

O evento representa o primeiro lançamento de uma espaçonave privada dos EUA a levar cargas comerciais ao satélite natural. Como apontou a Folha de S. Paulo, o módulo de pouso, desenvolvido pela companhia Astrobotic, fechou um contrato com a NASA para levar 21 cargas úteis.

Entre os destaques das cargas estão cinco robôs da Agência Espacial Mexicana — que fará do México o primeiro país da América Latina a ter equipamento na Lua — e  uma cápsula do tempo contendo mensagens de mais de 80 mil crianças, enviado por uma empresa japonesa.

Para os entusiastas das criptomoedas, os grandes destaques incluem as iniciativas Lunar Bitcoin, da corretora BitMEX, que colocou uma carteira física contendo 1 BTC a bordo do foguete; e o Bitcoin Magazine Genesis Plate, que levou uma placa com uma cópia do primeiro bloco do Bitcoin.

Já a moeda física de Dogecoin está sendo enviada junto com uma série de outros itens dentro da carga da empresa de transportes DHL, que leva objetos de valor pessoal (fotos, livros, trabalhos de escola) para serem deixados na Lua. 

A Dogecoin Foundation comemorou o feito nesta manhã nas redes sociais compartilhando a imagem da moeda enviada à Lua. No final do ano passado, a conta oficial da Dogecoin no X disse que “esta missão incorpora um esforço coletivo!”.

Publicidade

Se a viagem for bem-sucedida, a espaçonave deve pousar em uma região da Lua chamada Sinus Viscositatis, ou Baía da Aderência, em 23 de fevereiro.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hacker se arrepende e devolve US$ 5 milhões em criptomoedas roubadas do ZKsync

Hacker se arrepende e devolve US$ 5 milhões em criptomoedas roubadas do ZKsync

Ativos recuperados — mais de 44,6 milhões de tokens ZK e quase 1.800 ETH — estão agora sob custódia do Conselho de Segurança do ZKsync
Moeda de dogeoin

Nasdaq solicita mudança de regra para listar ETF de Dogecoin da 21Shares 

Bitwise e Grayscale também solicitaram ETFs que rastreiam a memecoin DOGE
Imagem da matéria: Brown, uma das maiores universidades dos EUA, investe milhões em Bitcoin

Brown, uma das maiores universidades dos EUA, investe milhões em Bitcoin

Instituição da Ivy League agora tem exposição à maior criptomoeda do mercado por meio do ETF da BlackRock
Imagem da matéria: Estado do Oregon processa Coinbase por "violar" lei de valores mobiliários

Estado do Oregon processa Coinbase por “violar” lei de valores mobiliários

A gigante das exchanges de criptoativos chamou a ação de “infundada” e disse que fará “o que for necessário para vencê-la”