Imagem da matéria: Binance questiona poder da SEC e entra com pedidos para tentar encerrar processos

A Binance pode ter feito um acordo com os reguladores dos EUA no valor de US$ 4,3 bilhões, mas ainda enfrenta um processo em andamento da Comissão de Valores Mobiliários do país (SEC).

Em uma série de ações judiciais feitas na terça-feira, a Binance pressionou para que o processo fosse arquivado, alegando que a SEC aplicou uma “interpretação nova e distorcida” das leis de valores mobiliários e acusando o regulador de “engrandecimento territorial”.

Publicidade

No primeiro dos registros, a Binance e seu fundador Changpeng “CZ” Zhao argumentaram que o regulador construiu “praticamente todo o seu caso com base no argumento de que um ‘contrato de investimento’ não precisa incluir nem um investimento nem um contrato”.

A reclamação da SEC, disse a exchange, “se concentra em transações de clientes que clicaram em um site, compraram tokens de outros proprietários anônimos de tokens e depois se desconectaram”.

Leia também: SEC diz que processo contra a Binance deve avançar mesmo após acordo bilionário

A Binance alegou que não existia nenhum contrato com um promotor para “investir dinheiro em um empreendimento comercial comum” e acrescentou que o regulador ignorou que a existência de um “contrato de investimento” deveria ser determinado transação por transação.

Em seu segundo processo, os advogados da BAM Trading Services, subsidiária americana da Binance, acusaram a SEC de exagero, argumentando que ela afirma ter jurisdição regulatória sobre “commodities virtuais”, apesar do fato de o Congresso não ter votado para conceder-lhe essa supervisão. Os advogados comerciais da BAM argumentaram que, para aplicar a lei de valores mobiliários à plataforma, seria necessário “ignorar a palavra ‘contrato’ no termo ‘contrato de investimento'”.

Publicidade

Ambos os registros foram emitidos em resposta à devolutiva anterior da SEC, que por sua vez foi uma resposta à moção de rejeição da exchange.

Em um terceiro processo, Binance e Zhao rebateram os esforços da SEC de incluir a confissão de culpa da exchange como parte de seu acordo com o Departamento de Justiça em seu próprio caso. Os advogados da corretora argumentaram que as violações admitidas de Binance e Zhao da Lei de Sigilo Bancário não “dizem nada sobre se houve uma notificação justa da teoria da SEC de que os ativos cripto em questão eram títulos sob a Lei de Valores Mobiliários ou a Lei da Bolsa”.

Em junho, a SEC atingiu a Binance e seu ex-CEO Zhao com 13 acusações, incluindo a oferta e venda não registrada de ativos de criptomoedas, falha em restringir o acesso de investidores norte-americanos à Binance.com e operação como bolsa, corretora e agência de compensação não registrada.

A SEC também alegou que a exchange misturou bilhões de dólares em fundos de clientes em uma conta pertencente à Merit Peak, entidade controlada por Zhao.

Publicidade

A Binance apresentou uma série de moções em sua tentativa de retirar o caso da SEC dos tribunais, argumentando que ela “não tem autoridade legítima sobre exchanges de criptomoedas” e acusando-a de estar envolvida em uma apropriação regulatória de terras.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
miniaturas de quatro pessoas diante de uma moeda de bitcoin em cima da bandeira do Brasil

Brasil supera média mundial de adoção cripto e Nordeste lidera dentro do país

Nordeste brasileiro lidera a adoção de criptoativos no país, com 45,3% de investidores, acima de regiões como o Sul (43,4%) e o Sudeste (40,7%)
Imagem da matéria: Programa oferece treinamento em design UX voltado para Bitcoin

Programa oferece treinamento em design UX voltado para Bitcoin

Bootcamp selecionará 10 designers da América do Sul para imersão em Florianópolis, com todas as despesas pagas
chatgpt, openai, ia, inteligência artificial

ChatGPT agora pode assistir e interagir com você em tempo real

A OpenAI finalmente lança os recursos de vídeo do ChatGPT após uma espera de sete meses, enquanto o Google apresenta o Project Astra e a Meta avança com seu próprio assistente de IA
Moeda prateada da Ripple com logo do XRP

Ripple recebe aprovação de regulador de Nova York para lançar stablecoin

CEO ressaltou que corretoras e parceiros que irão listar a stablecoin serão anunciadas em breve e pela própria empresa