A empresa argentina de criptomoedas Ripio fez uma rodada de cortes em meio às incertezas do mercado global e enxugou 18% da folha de pagamento. A informação foi confirmada pela companhia ao Portal do Bitcoin.
As demissões ocorreram na sexta-feira (30) e diversos funcionários comentaram sobre os desligamentos no Linkedin durante esta semana. Conforme a Ripio, Brasil e Argentina foram os países mais afetados — locais nos quais as equipes eram maiores.
Uma ex-colaboradora brasileira, que pediu para não ser identificada, disse que a divisão no México também tinha sido bastante impactada. “Disseram que foi uma reestruturação. Ano passado ocorreu uma também mas o corte foi bem menor”, afirmou.
Segundo ela, muita gente foi pega de surpresa, pois os cortes vieram pouco depois de a Ripio promover uma grande conferência na Argentina chamada Modular, em comemoração aos 10 anos da empresa. As demissões foram feitas via Google Meets.
Outra ex-funcionária que conversou com a reportagem e também pediu que não fosse identificada fez uma estimativa de entre 60 e 70 demissões de um total global de 300 funcionários. No Brasil, o time foi de 80 para 60 profissionais.
“Algumas pessoas estão de férias e não sabem que serão demitidas”, disse.
Leia Também
Essa funcionária afirmou que a empresa disse que os salários do Brasil eram muito altos e que a moeda havia valorizado bastante. O foco, portanto, seria investir mais na Argentina.
O que diz a Ripio
Em nota, a Ripio afirmou que decidiu focar mais nas linhas de negócios corporativos, que são as que mais tracionaram no último ano e apresentam maior potencial de crescimento nesse contexto.
“Em 2022 redobramos nossos esforços nas avaliações de desempenho de cada uma das equipes da Ripio, pausamos novas contratações e alinhamos os orçamentos de todas as equipes, antecipando um ciclo macroeconômico complexo antes de qualquer outra empresa do setor com o objetivo de melhorar a eficiência e manter boas métricas financeiras”, afirmou a empresa em nota assinada pelo CEO Sebastián Serrano.
Conforme a empresa, com o corte houve uma unificação de algumas unidades, redefinição de áreas internas e cargos “em busca de uma melhor estrutura que nos permita cumprir os objetivos para o segundo semestre de 2023”.
A Ripio também afirmou que ampliou alguns pacotes de benefícios para dar maior suporte na recolocação das pessoas que não fazem mais parte da empresa.