Imagem da matéria: Golpistas criam CEO com inteligência artificial para atrair vítimas a esquema de criptomoedas 
O suposto CEO falso e gerado por IA da Maxpread. (Imagem: Califórnia DFPI)

A inteligência artificial (IA) está em alta no momento e os golpes de criptomoedas não diminuíram nem um pouco. Agora, alguns golpistas estão misturando esses dois mundos para enganar possíveis investidores, com artimanhas que incluem a criação de um falso CEO gerado por IA.

Nesta semana, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia (DFPI) anunciou seus mais recentes esforços para proteger a população de golpes cripto, enviando cartas de cessar e desistir para cinco empresas que tentaram lucrar com o hype da IA.

Publicidade

Os alvos mais recentes da agência são Maxpread Technologies, Harvest Keeper, Visque Capital, Coinbot e QuantFund — que o DFPI acusou de oferecer títulos não qualificados e fazer falsas promessas aos investidores. O DFPI acusou as empresas de fazer alegações exageradas sobre a geração de altos retornos usando IA para negociação de criptomoedas, utilizando táticas de marketing multinível para atrair vítimas inocentes.

Além de tentar enganar os investidores sem dinheiro, a Maxpread Technologies “tentou enganar os investidores sobre a identidade do CEO usando um avatar falso, gerado por IA, programado para recitar um script”.

Em um vídeo do YouTube postado na conta oficial da Maxpread em 8 de abril, um CEO chamado “Michael Vanes” fala sobre o lançamento da empresa. Mas a agência afirma que não é uma pessoa real; O verdadeiro CEO da Maxpread é, na verdade, Jan Gregory, que a empresa chamou de diretor de marketing e gerente de marca corporativa.

Uma captura de tela mostrando o suposto CEO falso gerado por IA da Maxpread. (Imagem: Califórnia DFPI)

Outra empresa, a Harvest Keeper, supostamente contratou um ator para interpretar seu CEO – nenhum líder gerado por IA à vista nesse caso, embora a empresa alegasse usar IA para maximizar os retornos do trade de criptomoedas.

Publicidade

“Os golpistas estão aproveitando o burburinho recente em torno da inteligência artificial para atrair investidores para esquemas falsos”, disse a comissária do DFPI, Clothilde Hewlett, em comunicado. “Continuaremos nossos esforços para proteger os consumidores e investidores da Califórnia, perseguindo esses atores inescrupulosos”.

Rotulando-os de esquemas Ponzi, o órgão regulador da Califórnia disse que os investidores foram informados de que, se investissem fundos, as empresas usariam seu conhecimento, habilidade, experiência e assistência de IA para negociar ativos cripto e gerar lucros incríveis para os investidores.

“Em cada caso, essas alegações são falsas”, escreveu o DFPI, dizendo que as empresas prometeram entre 0,6% e 4,81% de retornos diários sobre os investimentos.

Derrubando golpes 

As cartas de cessar e desistir são as mais recentes ações dos reguladores da Califórnia para acabar com crimes ligados à cripto no estado. Após o colapso da FTX, o DFPI juntou-se a outros reguladores estaduais para abrir uma investigação sobre a exchange de criptomoedas e seu fundador, Sam Bankman-Fried

Publicidade

Em dezembro, o DFPI ordenou que o MyConstant deixasse de oferecer produtos cripto selecionados, já que o DFPI proibiu a venda de valores mobiliários, incluindo sua principal plataforma de empréstimo e contas remuneradas.

“As entidades nomeadas receberam ordens de parar de operar na Califórnia porque violaram a lei de valores mobiliários”, disse um porta-voz do DFPI ao Decrypt. “Isso significa não vender ou mesmo oferecer ‘investimentos’ como esses para residentes da Califórnia.”

Embora tenha sido alvo da agência da Califórnia, o site da Maxpread Technologies afirma que a empresa e suas afiliadas não têm como alvo clientes ou operam nos Estados Unidos. Maxpread, Harvest Keeper, Visque Capital, Coinbot e QuantFund não responderam imediatamente aos pedidos de comentários do Decrypt.

 * Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”
Imagem da matéria: Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Howard Lutnick é um grande defensor do Bitcoin e sua empresa, Cantor Fitzgerald, é a principal custodiante da Tether
Imagem da matéria: Sbaraini: empresa suspeita de fraude cripto tenta anular inquérito policial no STJ

Sbaraini: empresa suspeita de fraude cripto tenta anular inquérito policial no STJ

Sócios da Sbaraini, alvos da Operação Ouranós da PF, tentam se livrar das investigações argumentando que o inquérito teve início de forma ilegal
Imagem da matéria: Câmara aprova lei de segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

Câmara aprova lei de segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

PL aprovado na Câmara define diversas regras para empresas de criptomoedas; texto avança para Senado