As negociações de ações do banco Silicon Valley Bank (SVB), que ameaça quebrar, foram interrompidas nas bolsas de valores dos EUA nesta sexta-feira (10), após informações que a empresa busca ser adquirida, após fracassar em tentar um novo aporte de capital.
As ações do banco despencaram mais de 62% no pré-market da Nasdaq, onde são negociadas.
Leia também: Por que o preço do Bitcoin e das criptomoedas está derretendo
Vários fundos de investimento, incluindo o Founders Fund de Peter Thiel – que investiu na emissora de stablecoin Paxos – também aconselharam as empresas de seu portfólio a retirar dinheiro do banco, especializado em empréstimos para startups e para a indústria das criptomoedas.
O diretor de pesquisa da 21Shares, Eliézer Ndinga, disse ao Decrypt que “o banco pode até certo ponto impactar o mercado cripto e provavelmente startups que oferecem produtos e serviços, como fintechs que alavancam blockchains “.
Bancos em crise
A notícia chega poucos dias depois que o banco Silvergate, um dos principais players do mercado cripto, fechou as portas. Na quarta-feira, o Silvergate anunciou que estava “encerrando as operações” depois de sofrer pesadas perdas nas vendas de títulos para pagar os depositantes que ficaram assustados com os mercados pessimistas no final de 2022 e início de 2023.
A crise do Silvergate pode ter catalisado as negociações de baixa para o SVB.
Leia Também
Naquele mesmo dia, o SVB anunciou uma venda de ações de $ 2,25 bilhões, com as ações despencando 60% em resposta.
O do SVB, Greg Becker, disse aos investidores que medidas foram tomadas para fortalecer as finanças do banco para enfrentar uma recente seca de financiamento de capital de risco, já que a instituição espera “taxas de juros mais altas contínuas, mercados públicos e privados pressionados e queima de caixa elevada níveis de nossos clientes conforme eles investem em seus negócios.”
Becker sustentou que o banco tem liquidez suficiente, mas que um clima de pânico poderia atrapalhar os negócios, acrescentando que “se todos estiverem dizendo uns aos outros que o SVB está com problemas, isso seria um desafio”, disse ele.
O gerente de fundos de hedge americano Bill Ackman foi ao Twitter, dizendo que a falência do SVB poderia “destruir um importante motor de longo prazo da economia” devido ao fato de que muitas empresas dependem do banco para armazenar dinheiro e obter empréstimos.
O investidor bilionário argumentou que as autoridades deveriam intervir para proteger os depositantes para evitar que um possível contágio se espalhe.
To be clear, a bailout should be designed to protect @SVB_Financial depositors, not equity holders or management. We should not reward poor risk management or protect shareholders from risks they knowingly assumed.
— Bill Ackman (@BillAckman) March 10, 2023
Ndinga, da 21Shares, disse “que o efeito SVB terá impacto no cenário tecnológico mais amplo e nos fundos de venture capital, presumindo que o Silicon Valley Bank não seja socorrido por um banco estabelecido. 44% das empresas de tecnologia e saúde apoiadas por capital de risco dos EUA que fizeram IPO no ano passado usaram o SVB.”
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo.