Imagem da matéria: Consultoria do Mercado Financeiro Quer dar 'Lições' ao de Criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

A Associação de Títulos da Indústria e Mercado Financeiro da Ásia (Asifma, em inglês) divulgou uma lista de boas práticas para exchanges e plataformas de investimento em criptomoedas. O documento não tem participação de agências reguladoras, mas visa facilitar o sucesso das empresas de criptoativos dentro da perspectiva de regulação.

É o primeiro trabalho do tipo elaborado por uma entidade que envolva grande quantidade de companhias no mundo todo, segundo a Bloomberg. A Asifma também inclui membros como a BackRock Inc. e o banco Goldman Sachs, que já possui serviços relacionados a criptomoedas.

Publicidade

Mark Austen, CEO da Associação, disse em nota à imprensa que o trabalho busca servir de guia para autorregulação do mercado de criptoativos, que aumentaria a segurança e confiabilidade do setor como um todo:

Tem havido muita fraude nesse meio, que vem sendo um detrimento àqueles que tentam se desenvolver dentro do mercado de criptomoedas. O que nós vemos é que as exchanges querem regulações e melhores práticas, e elas vêm a organizações, como a Asifma, para manter esses maus elementos fora. Certamente, essas melhores práticas não são definitivas e precisam continuar evoluindo.

A lista é dividida em oito tópicos: processo de inventário; manipulação de mercado, precificação e liquidez; considerações regulatórias: licença e autorização; anti-lavagem de dinheiro e conhecimento do cliente; custódia; cibersegurança; mapeamento de risco e compromissos com outras partes interessadas.

O documento lista uma série de passos para se introduzir uma exchange de criptomoedas, como análise de ecossistema, situação legal e financeira, precificação de criptomoedas, entre outras. Também inclui uma série de práticas éticas a serem cumpridas em relações com terceiros, na criação de novos tokens e no câmbio de criptoativos.

A Ásia possui, atualmente, legislações muito variáveis de país para país. Enquanto a China optou por proibir exchanges em seu território, Japão e Austrália comercializam criptomoedas sob observação de seus governos. Em Hong Kong, sede da Asifma, a legislação em vigor sobre o tema é uma das mais permissivas do mundo.

Publicidade

Leia também: Empreendedores de Criptomoedas Desistem do Brasil e vão para Estônia e Suíça

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Transfero se une à Fuse Capital e lança joint venture para modernizar mercado financeiro com blockchain

Transfero se une à Fuse Capital e lança joint venture para modernizar mercado financeiro com blockchain

BRX Finance busca aproveitar as potencialidades da blockchain para criar uma infraestrutura financeira mais eficiente, acessível e transparente para todos os brasileiros
Imagem da matéria: Brasileiro perde R$ 100 mil ao acreditar que ganharia lucro de 87% em duas horas com criptomoedas 

Brasileiro perde R$ 100 mil ao acreditar que ganharia lucro de 87% em duas horas com criptomoedas 

O golpe envolve várias empresas de fachada e foi divulgado por uma falsa influenciadora digital de finanças
Imagem da matéria: “Web3 vai salvar o capitalismo”, diz Yat Siu da Animoca Brands

“Web3 vai salvar o capitalismo”, diz Yat Siu da Animoca Brands

Durante o Web Summit, Yat Siu conversou com a reportagem sobre as principais mudanças do mercado cripto no último ano e as novas tendências que despertam seu interesse
Imagem da matéria: OKX corta taxas de negociação e introduz taxa negativa no Brasil; entenda

OKX corta taxas de negociação e introduz taxa negativa no Brasil; entenda

Segundo a OKX, haverá um modelo de níveis em que usuários poderão ter taxas de maker negativas ou zeradas dependendo do saldo na exchange