Imagem da matéria: ''Bitcoin é o Futuro e Blockchain é Besteira'', diz Andreas Antonopoulos
(Foto: Shutterstock)

Falando no Congresso Bitcoin em Varsóvia, capital da Polônia, no dia 12 de maio, Antonopoulos, que é famoso por ser um defensor e educador do Bitcoin desde 2013, argumentou que a “estranheza” e a capacidade de descentralização do Bitcoin de “ofender” foram fundamentais para o seu sucesso.

“… O motivo pelo qual o Bitcoin é interessante é porque não é controlado, porque não pode ser censurado, porque é aberto, porque muitas das pessoas envolvidas são muito, muito estranhas”, disse ele.

Publicidade

[…] Se você tirar tudo isso, o que lhe resta – este Blockchain – é um ambiente estéril, inexpressivo (sic), não inventado; um brinquedo corporativo que foi higienizado de todo interessante e deixado como uma concha vazia.

Blockchain é ”Basicamente um banco de dados muito lento”

“É basicamente um banco de dados muito lento”, continuou Antonopoulos.

Se alguém vier até você e disser: “Preciso de um blockchain para o meu negócio?” Pergunte-lhe: “Você precisa de algo que seja aberto, neutro, sem fronteiras, que ninguém controle e que resista à censura?” Então você precisa do Bitcoin, Ethereum, Monero, ZCash – algum Blockchain… público, aberto que expressam essas capacidades.

Além do Bitcoin, Antonopoulos também tinha palavras de advertência para os bancos que procuravam o Ethereum para soluções Blockchain.

“Agora, os grandes bancos, governos – eles estão apaixonados pelo Ethereum. Eles adoram o fato de que o Ethereum tem todos esses recursos que parecem muito, muito menos estranhos do que o Bitcoin”, continuou ele.

Mas eles não percebem que toda a estranheza ainda está lá […]. O objetivo do Ethereum é criar códigos que não podem ser parados, aplicativos que você não pode desativar, e o motivo pelo qual eles não podem ser desativados é porque eles são aplicativos descentralizados (DApps). Por que criar um DApp a menos que você queira fazer um DApp que alguém queira desativar e você quer continuar trabalhando?

Publicidade

Andreas Antonopoulos e o Bitcoin

Há poucas pessoas dentro da comunidade de criptomoedas que são universalmente respeitadas. Infelizmente, devido à discussões sobre diferentes moedas, protocolos, forks, formas de escalar, formas de mineração, entre outras, acabam gerando uma espécie de dualismo ou até um antagonismo entre os membros da comunidade. Mas se há uma pessoa que todos respeitam, o nome dele é: Andreas M. Antonopoulos

Conheceu o Bitcoin no final de 2011 e desde 2012 tem se dedicado integralmente ao mundo de criptomoedas. Pela sua formação acadêmica, teve, na época, condições privilegiadas para entender a fundo a tecnologia. Escreveu diversos livros que são referências no mundo do Bitcoin, entre eles: Mastering Bitcoin e Internet of Money. Ambos já traduzidos em diversas línguas. Segue aqui um link do Mastering Bitcoin em português.

Orador nato e com uma clareza ímpar para transmitir de forma amigável conceitos de difícil compreensão, logo se transformou em garoto propaganda/guru de uma tecnologia, que até pouco tempo era praticamente desconhecida do público em geral.

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum voltam a subir após taxas de juros permanecerem inalteradas nos EUA

Bitcoin e Ethereum voltam a subir após taxas de juros permanecerem inalteradas nos EUA

Bitcoin e Ethereum estão se recuperando após alguns dias difíceis que antecederam a decisão do Federal Reserve de não alterar as taxas de juros
Ilustração mostra controle de videogame dentro de um data center

O que é Xai? A crescente rede de jogos blockchain de terceira camada

Baseada na blockchain de segunda camada do Ethereum, Arbitrum, a nova rede promete maior escalabilidade, eficiência e redução de custos
Cornelius Johannes Steynberg, do MIT, em vídeo no Youtube

Morre sul-africano preso no Brasil por aplicar golpe de R$ 5 bilhões em criptomoedas

Cornelius Johannes Steynberg foi enterrado na quarta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, em Goiânia