Imagem da matéria: Como Taiwan está usando uma tecnologia desenvolvida no Ethereum para se defender de ciberataques da China
(Foto: Shutterstock)

Para impulsionar suas defesas de segurança digital contra ciberataques da China e de outros adversários, o Ministério de Assuntos Digitais de Taiwan adotou a tecnologia IPFS para garantir a segurança de sua infraestrutura.

O InterPlanetary File System (ou IPFS, na sigla em inglês), criado por Juan Benet em 2014, é uma rede descentralizada de ponto a ponto que permite que usuários façam o backup e armazenem arquivos e sites ao hospedá-los em uma rede de nós, eliminando pontos de falha centralizados e evitando iniciativas de censura.

Publicidade

O sistema de armazenamento e referenciamento de arquivos para o Ethereum é normalmente comparado ao protocolo de compartilhamento de arquivos ponto a ponto BitTorrent.

A notícia sobre o uso do IPFS acontece após a ida da presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, à ilha — a primeira visita de uma autoridade americana desde 1997.

Em entrevista à agência de notícias estatal CNA na terça-feira (9), a ministra Audrey Tang disse que o Ministério de Assuntos Digitais lançou o projeto no mesmo dia em que a China começou suas manobras militares próximas de Taiwan após a visita de Pelosi.

“Até agora, [a infraestrutura] não foi atacada de forma alguma e nunca saiu do ar por um segundo”, afirmou Tang. “Utiliza uma estrutura Web3 ligada a uma comunidade blockchain global e à rede Web2 global como alicerce.”

Publicidade

“Se puder ser tirada do ar, tudo, desde o Ethereum a NFTs [tokens não fungíveis], será derrubado, o que é improvável”, acrescentou. Ela afirmou que os parceiros técnicos de Taiwan incluem Cloudfare, que também apoia a plataforma de rede social taiwanesa Dcard.

A ideia de usar o IPFS, segundo Tang, surgiu após a Rússia invadir a Ucrânia, que usou ciberataques para abalar a infraestrutura ucraniana.

De acordo com Tang, o volume de ciberataques aos departamentos do governo taiwanês na terça-feira, tanto antes como depois da chegada de Pelosi, ultrapassou 15 mil gigabits — um número 23 vezes maior do que o recorde diário anterior.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: “Gary Gensler é um agente rebelde que não fez favores à economia dos EUA”, diz CEO da Ripple

“Gary Gensler é um agente rebelde que não fez favores à economia dos EUA”, diz CEO da Ripple

Em entrevista ao Portal do Bitcoin, Brad Garlinghouse detalhou o crescente interesse da Ripple pelo Brasil e teceu fortes críticas ao atual presidente da SEC, Gary Gensler
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita retoma serviço de divulgação de dados abertos sobre operações com criptomoedas

Com a retomada do serviço, a atualização dos dados voltará a ocorrer mensalmente
Imagem da matéria: Como os brasileiros estão usando criptoativos em 2024 | Estudo

Como os brasileiros estão usando criptoativos em 2024 | Estudo

O estudo State of Digital Assets in Brazil, produzido pela equipe de Research do MB, aponta que metade da população brasileira usará ativos digitais até 2030
pilha de criptomoedas da solana SOL

Binance envia R$ 1 bilhão em Solana para endereço errado e só recupera 3 anos depois

Agora solucionado, o desaparecimento de aproximadamente R$ 1 bilhão em tokens SOL permaneceu sem explicação por três anos