Um troll anônimo está enviando ether (ETH) de uma carteira Tornado Cash para celebridades — talvez como uma forma de demonstrar quão difícil será para o governo americano execute sua proibição ao serviço de mixing.
Até agora, o apresentador Jimmy Fallon, o CEO da Coinbase Brian Armstrong e o youtuber Logan Paul estão dentre as celebridades “agraciadas” pelo troll, ou seja, suas carteiras Ethereum receberam pequenas quantias de ether.
Na segunda-feira (8), o Departamento do Tesouro Americano sancionou Tornado Cash, uma ferramenta de mixing de criptomoedas desenvolvida no Ethereum. Anteriormente, o Tornado Cash reunia transações para ofuscar suas origens e dificultar a descoberta da fonte desse dinheiro digital.
Autoridades afirmaram que criminosos — incluindo o Lazarus Group, um grupo de hackers patrocinado pelo governo da Coreia do Norte — usou o aplicativo para lavar bilhões de dólares em fundos roubados.
Coinbase’s Brian Armstrong got OFAC’d pic.twitter.com/utIY2c3YYt
— db (@tier10k) August 9, 2022
Leia Também
Agora é ilegal que cidadãos americanos interajam com o Tornado Cash, incluindo o recebimento de fundos por endereços que utilizem o aplicativo. Porém, na realidade, é impossível impedir que outras pessoas enviem cripto ao seu endereço de carteira se você for publicamente conhecido.
O troll está comprovando isso: músicos, celebridades da internet e até CEOs da tecnologia receberam pequenas quantias de ether de um usuário anônimo usuário do Tornado Cash.
Até agora, a marca PUMA, o artista digital Beeple, o DJ Steve Aoki e o endereço do Ethereum de doações à Ucrânia “interagiram” com o endereço criminoso.
As autoridades vão intervir?
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!