Homem fazendo careta
Shutterstock

Um troll anônimo está enviando ether (ETH) de uma carteira Tornado Cash para celebridades — talvez como uma forma de demonstrar quão difícil será para o governo americano execute sua proibição ao serviço de mixing.

Até agora, o apresentador Jimmy Fallon, o CEO da Coinbase Brian Armstrong e o youtuber Logan Paul estão dentre as celebridades “agraciadas” pelo troll, ou seja, suas carteiras Ethereum receberam pequenas quantias de ether.

Publicidade

Na segunda-feira (8), o Departamento do Tesouro Americano sancionou Tornado Cash, uma ferramenta de mixing de criptomoedas desenvolvida no Ethereum. Anteriormente, o Tornado Cash reunia transações para ofuscar suas origens e dificultar a descoberta da fonte desse dinheiro digital.

Autoridades afirmaram que criminosos — incluindo o Lazarus Group, um grupo de hackers patrocinado pelo governo da Coreia do Norte — usou o aplicativo para lavar bilhões de dólares em fundos roubados.

Agora é ilegal que cidadãos americanos interajam com o Tornado Cash, incluindo o recebimento de fundos por endereços que utilizem o aplicativo. Porém, na realidade, é impossível impedir que outras pessoas enviem cripto ao seu endereço de carteira se você for publicamente conhecido.

O troll está comprovando isso: músicos, celebridades da internet e até CEOs da tecnologia receberam pequenas quantias de ether de um usuário anônimo usuário do Tornado Cash.

Publicidade

Até agora, a marca PUMA, o artista digital Beeple, o DJ Steve Aoki e o endereço do Ethereum de doações à Ucrânia “interagiram” com o endereço criminoso.

As autoridades vão intervir?

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

Analista da Bloomberg, Eric Balchunas, aponta que o “GBTC atualmente mantém uma vantagem de US$ 2,3 bilhões,” metade do que era na semana passada
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

História do Faraó do Bitcoin vai virar filme no Brasil

História de Glaidson Acácio dos Santos será lançada em livro em maio e adaptada para os cinemas em 2025
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Tokens de jogos desabam junto com queda do Bitcoin antes do halving

Tokens importantes como Gala Games, Pixels, Portal e Xai caíram 30% ou mais na semana passada, com alguns estabelecendo novas mínimas
Imagem da matéria: Review: Cold Wallet é o primeiro filme "real" sobre criptomoedas

Review: Cold Wallet é o primeiro filme “real” sobre criptomoedas

Após o colapso de uma exchange de criptomoedas, um grupo de redditors sai em busca de recuperar seus fundos do CEO — por qualquer meio necessário