Luta
Shutterstock

A empresa de empréstimos de criptomoedas Celsius, que ficou insolvente após o colapso do ecossistema da Terraform Labs e queda do mercado, está enfrentando os seus próprios advogados para evitar pedir falência na Justiça dos EUA, disse o site The Block em uma reportagem na segunda-feira (27).

Segundo a reportagem, que menciona pessoas familiarizadas com o assunto, a equipe jurídica da empresa defende um pedido de falência seguindo o Capítulo 11 da legislação local – mas enfrenta resistência no comando da empresa, que prefere buscar outra saída.

Publicidade

A empresa vê também uma resistência de muitos de seus investidores na aprovação da falência, já que eles alegam ser um processo “demorado e doloroso”. A Celsius acredita que evitar a falência resultará em mais valor para os titulares de contas, pois deve dar à empresa tempo para desfazer negócios que estão presos em posições ilíquidas, disseram as pessoas.

Conforme explica o The block, o Capítulo 11 do Código de Falências dos EUA permite que uma empresa continue operando enquanto liquida suas dívidas, ou seja, o jurídico de uma empresa propõe um plano de recuperação judicial para os credores aprovarem.

Por outro lado, se a Celsius entrar com uma proteção contra falência, as posições dos clientes serão vendidas em dólares americanos ao preço de mercado atual e os clientes serão adicionados à lista de credores da empresa – para entrar na fila por qualquer valor que possa ser recuperado, diz o texto.

A suposta resistência da Celsius perante seus advogados pode ser uma das últimas tentativas de procurar uma saída para tentar reerguer seu caixa, que não paga clientes desde o dia 12 de junho quando travou o sistema de saques. Um dos motivos foi que a empresa se viu incapaz de honrar com suas obrigações, após a crise geral no mercado de criptomoedas.

Publicidade

Apesar dos diretores da Celsius estarem impedidos pelos seus advogados de prestar quaisquer informações publicamente,  segundo o o site, a empresa ainda teve que lidar com rumores de que seu CEO, Alex Mashinsky, teria tentado deixar os EUA. No entanto, um porta-voz confirmou ao site Cointelegraph na segunda-feira (27) que a informação não procede e que os relatos são falsos.

Celsius pediu paciência

Na semana passada, quando completou uma semana de saques bloqueados, a Celsius publicou uma nota em seu blog pedindo paciência para os clientes. “Esse processo levará tempo”, afirmou a empresa, que garantiu que seu objetivo continua sendo “estabilizar a liquidez e operações”.

A Celsius alegou que estava “um diálogo aberto com reguladores e autoridades” e que visa “encontrar uma solução” para o atual problema que enfrenta.

Enquanto isso, BnkToTheFuture, a principal investidora da Celsius, ofereceu ajudar a empresa ao implementar uma “inovação financeira”, similar à que utilizou para salvar a corretora cripto Bitfinex.

Publicidade

Outras empresas que enfrentam situações similares também estão recorrendo ao apoio de parceiros. A credora cripto BlockFi garantiu uma linha de crédito rotativo de US$ 250 milhões com a corretora FTX de Sam Bankman-Fried.

Há algumas semanas , ele disse que sua companhia possui uma “responsabilidade” de socorrer empresas que enfrentam dificuldades durante esse implacável mercado de baixa. Além da BlockFi, a FTX também socorreu recentemente uma operadora cripto da Voyager Digital.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

História do Faraó do Bitcoin vai virar filme no Brasil

História de Glaidson Acácio dos Santos será lançada em livro em maio e adaptada para os cinemas em 2025
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Nigéria adia julgamento da Binance e trabalha para extraditar executivo que fugiu do país

Após advogado reclamar que não teve acesso a um documento para preparar a defesa da Binance, o julgamento foi adiado para 17 de maio
Imagem da matéria: Empresa de Jack Dorsey vai investir 10% do seu lucro em Bitcoin todo mês

Empresa de Jack Dorsey vai investir 10% do seu lucro em Bitcoin todo mês

Anúncio de Jack Dorsey ocorreu em meio ao resultado trimestral da Block, que surpreendeu o mercado com um lucro de US$ 472 milhões
Imagem da matéria: Eminem faz propaganda para empresa de criptomoedas, mas passa fora do radar

Eminem faz propaganda para empresa de criptomoedas, mas passa fora do radar

Depois de Matt Damon, agora é a vez de Eminem fazer campanha para a Crypto.com