Imagem da matéria: Hackers invadem Twitter do governador do Paraná para promover golpe de criptomoedas
Ratinho Júnior, governador do Paraná (Foto: Assembleia Legislativa do Paraná)

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), teve a sua conta oficial no Twitter invadida na noite de sábado (26) por hackers que foram capazes de promover um golpe de criptomoedas por algumas horas.

Os invasores trocaram todas as informações da conta, menos o username @ratinho_jr, para simular que a conta verificada era de um investidor de tokens não fungíveis (NFT).

Publicidade

A foto do perfil e capa exibiam artes de uma das coleções mais famosas de NFT da atualidade, Bored Ape Yacht Club. O nome foi substituído por “junior.eth” e a bio o descrevia como um “investidor de arte e cofundador do Bored Ape”.

Tudo isso para tentar dar legitimidade a uma falsa distribuição (airdrop) da criptomoeda ApeCoin (APE), lançada algumas semanas atrás.

O governador do Paraná onfirmou no Instagram que sua conta no Twitter foi hackeada
O governador confirmou no Instagram que sua conta no Twitter foi hackeada (Fonte: @ratinho_junior/Instagram)

“O lançamento da Ape Coin foi um grande sucesso! Decidimos coletivamente lançar mais $APE para traders/detentores de NFT ativos! Se você não possui atualmente NFT, você pode reivindicar com uma taxa de 0,33 ETH!”, dizia o tuíte fixado no perfil.

Em seguida, o usuário era incentivado a acessar um link externo que o direcionava para uma página fraudulenta onde o golpe seria aplicado. Para atrair vítimas, a conta publicou centenas de tuítes mencionando usuários aleatórios, conforme é possível ver no vídeo abaixo:

Ratinho Júnior confirmou nos stories do seu Instagram que sua conta havia sido invadida e pediu ao público para desconsiderar qualquer postagem feita através dela.

Publicidade

Poucas horas após a invasão, todos os tuítes do governador foram tornados privados. Até o momento, a conta continua inativa. 

A assessoria do Governo do Paraná informou ao G1 que a equipe jurídica do Ratinho Jr. está tomando as providências necessárias para restabelecer o acesso seguro à conta.

O golpe aplicado na conta do Ratinho Jr.

Assim que foi lançada no dia 17 de março, a criptomoeda ApeCoin (APE) se tornou uma isca para golpistas que se apossaram de contas verificadas no Twitter, como a do governador do Paraná.

Nos últimos dias, os falsos airdrops divulgados no Twitter já deram um prejuízo de mais de US$ 1 milhão para investidores enganados no esquema.

Publicidade

O colecionador de NFTs Bored Alien Silver Ape foi um dos mais prejudicados até agora pelo golpe. Ele perdeu mais de US$ 500 mil em NFTs BAYC e MAYC no ataque, segundo o Etherscan.

Ele culpou uma conta chamada “Bhawana Ghimire” — possivelmente roubada da ex-CEO da Associação de Críquete do Nepal — por ter caído no golpe. A conta verificada estava se passando por um fundador do Bored Ape.

A empresa de análise on-chain, AnChain.AI, publicou uma análise do roubo e identificou várias outras contas hackeadas envolvidas na propagação do ataque, como a do jornalista esportivo Gavin Quinn,  a musicista Mila, e o jornalista de negócios Todd Wasserman.

Portal do Bitcoin Summit

O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Crypto.com processa SEC após receber ameaça legal de regulador dos EUA

Crypto.com processa SEC após receber ameaça legal de regulador dos EUA

Corretora afirma que sofrer “ações indevidas de fiscalização da SEC” fazem parte do processo de operar um negócio de criptomoedas nos EUA
Imagem da matéria: FBI cria criptomoeda para identificar e prender manipuladores de mercado

FBI cria criptomoeda para identificar e prender manipuladores de mercado

As autoridades norte-americanas prenderam um réu em Portugal e acusaram outros 14 indivíduos e quatro empresas cripto
Bandeira da Argentina com moeda de Bitoin do lado

Uso de stablecoins cresce na Argentina à medida que a inflação dispara

A Argentina ainda sofre com a hiperinflação e, como resultado, os cidadãos do país buscam cada vez mais stablecoins
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Metade da população brasileira deve adotar criptoativos até 2030, aponta estudo do MB

Até 2030, o número de investidores pode atingir até mesmo metade da população brasileira, que representaria  quase 120 milhões de brasileiros