Imagem da matéria: Popular mixing de bitcoin passará a bloquear endereços ligados à atividades ilegais
Foto: Shutterstock

O CoinJoin da Wasabi Wallet, um dos serviços de mixing de criptomoedas mais populares da atualidade, vai começar a bloquear endereços de bitcoin vinculados a atividades ilegais. Esses endereços serão adicionados a uma lista negra e não poderão mais interagir com o serviço da empresa.

O CoinJoin é um serviço de privacidade da Wasabi Wallet utilizado para ofuscar o rastro do bitcoin na blockchain ao “misturar” as moedas em diversas transações, dificultando assim a identificação do seu destino final — embora empresas de análise forense estejam encontrando formas de rastrear essas moedas.

Publicidade

O breve comunidado da empresa na semana passada diz que “o coordenador do zkSNACKs começará a recusar que certos UTXOs se registrem em coinjoins”. Um UTXO (Unspent Transaction Output)  é criado toda vez que alguém transfere bitcoin e é o que resta na carteira depois que uma quantia é gasta, explicou o The Block.

A lista negra se aplica àqueles que usam o coordenador zkSNACKs executado pela Wasabi, cuja função é organizar a “mixagem” de bitcoin entre as carteiras de várias pessoas.

De forma geral, isso quer dizer a Wasabi Wallet vai poder impedir que usuários usem o serviço de CoinJoin caso seja identificado que os ativos que eles tentam movimentar sejam frutos de alguma atividade ilegal, como um roubo ou golpe.

CoinJoin é muito utilizado na lavagem de dinheiro com criptomoedas. Foi usado, por exemplo, pelos criminosos que roubaram mais US$ 200 milhões da corretora KuCoin, pelo hacker que orquestrou o maior ataque da história do Ethereum, entre muitos outros casos famosos no setor. 

Publicidade

Comunidade critica restrição

Rafe, um dos desenvolvedores da Wasabi Wallet identificado no Twitter como @BTCparadigm, trouxe mais esclarecimentos sobre a restrição após ser indagado se a empresa estaria se juntando a Chainalysis para rastrear criptomoedas, algo que ele nega:

“Estamos tentando proteger a empresa e o projeto minimizando a quantidade desses hackers e golpistas usando o coordenador e nos colocando em apuros. Isso deveria estar nos direitos da empresa, mas acredite, nenhum de nós está feliz com isso”.

O usuário do Twitter que fez a pergunta contra-atacou, acusando a Wasabi Wallet de ceder a ameaças de punição dos reguladores, “espionando seus usuários” que usam seu produto para privacidade.

“Ninguém se infiltrou na Wasabi e não há necessidade de espionar ao proibir entradas”, finalizou Rafe.

O desenvolvedor falou a verdade quando disse que “ninguém estava feliz” com as novas restrições. O fundador da Wasabi Wallet, Adam Fiscor, lamentou que as listas negras chegaram ao CoinJoin. “Na minha opinião, isso é um grande revés para a fungibilidade do bitcoin”, escreveu.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes
Placa com o logotipo da b3

B3 começa a negociar contrato futuro de Bitcoin nesta quarta-feira

Contrato futuro de Bitcoin será equivalente a 100 do valor da criptomoeda em reais e terá vencimento mensal, informou a Bolsa de Valores
moeda de bitcoin partida ao meio e apoiada em máquina de mineração

Bitcoin conclui 4º halving com sucesso e recompensa de mineradores cai pela metade

Saiba como foi o evento e veja as previsões de preço do Bitcoin daqui para frente