Imagem da matéria: Mercado Bitcoin, Microsoft, Itaú e Visa vão moldar o Real Digital em laboratório do Banco Central
Foto: Shutterstock

Lift Challenge Real Digital, iniciativa pelo qual o Banco Central busca estudar a criação da moeda nacional digital, divulgou nesta quinta-feira (03) os nove projetos para acompanhamento enviados por empresas de oito países. Entre elas estão o Mercado Bitcoin, o Santander, Itaú, Visa, Microsoft e a Aave, protocolo que proporciona empréstimos via sistemas de DeFi (Finanças Descentralizadas).

Segundo comunicado do BC enviado à imprensa, os projetos de aplicações para o Real Digital foram os mais variados, cobrindo o universo proposto na chamada dos trabalhos, com aplicações de entrega contra pagamento (DvP), pagamento contra pagamento (PvP), internet das coisas (IoT), finanças descentralizadas (DeFi) e soluções de pagamentos quando ambos pagador e recebedor se encontram sem acesso à internet (dual offline). Foram 47 projetos enviados, dos quais 11 foram pré-selecionados e 9 escolhidos.

Publicidade

Propostas selecionadas

Aave 

Reúne recursos de vários poupadores (formando um pool de liquidez) com foco em oferecer empréstimo e garantir a aderência dessas operações às normas do sistema financeiro, empregando ferramentas de DeFi;

Banco Santander Brasil 

Trata de DvP e da conversão para o formato digital (tokenização) do direito de propriedade de veículos e imóveis;

Febraban

Trata de DvP de ativos financeiros.

Giesecke + Devrient 

Trata de pagamentos dual offline.

Itaú Unibanco

Trata de pagamentos internacionais, empregando método de PvP em uma aplicação com a Colômbia;

Mercado Bitcoin 

Trata de DvP de ativos digitais, com foco em criptoativos.

Tecban e Capitual

Apresenta solução de logística para e-commerce baseada em técnicas de IoT;

VERT (associada à Digital Assets e à Oliver Wyman)

Trata de financiamento rural baseado em um ativo tokenizado programável com valor atrelado ao do Real (stablecoin do Real);

Visa do Brasil (associada à Consensy e à Microsoft)

Trata de financiamento de pequenas e médias empresas com base em uma solução de DeFi.

Criação da moeda digital

Conforme aponta o Banco Central, esse portifólio de propostas se alinha às diretrizes do Real Digital.

“Ele permitirá que os participantes do Lift Challenge Real Digital e o Banco Central se deparem com as principais questões relevantes à implantação do Real Digital para debatê-las de forma a aprofundar em sua compreensão, amadurecer modelos de negócio baseados nessa tecnologia e, assim, dar continuidade ao processo de criação de uma moeda digital que possa agregar funcionalidades a nossos sistemas de pagamento e liquidação gerando benefícios para toda a sociedade”, afirma o BC.

Sobre o projeto do Mercado Bitcoin, a head de Business Development da BiTrust, Paloma Sevilha, umas das principais articuladoras do projeto, afirmou:

“Juntamos empresas que fazem parte da nova infraestrutura de mercado financeiro tech que estamos construindo ao longo do tempo aqui no Grupo 2TM, como o Mercado Bitcoin, Bitrust (custodiante cripto), MBDA (tokenizadora) e MeuBank, juntando força com CPQD e ClearSale num consórcio para fomentar e possibilitar o Real Digital junto ao Banco Central”.

Publicidade

O que é o Lift Challenge?

LIFT é a sigla para Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas. Realizado pela Fenasbac, em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), trata-se de um desafio que reúne participantes do mercado interessados em desenvolver um produto minimamente viável (MVP) que atenda ao foco da edição.

Cada solução será desenvolvida para beneficiar o Sistema Financeiro Nacional e para trazer benefícios e inovações à sociedade brasileira.

Nesse caso específico, o desafio é viabilizar a criação do Real Digital.

VOCÊ PODE GOSTAR
touro com moedas de bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 7% e ultrapassa R$ 500 mil pela 1ª vez

Bitcoin acaba de ultrapassar a prata como 8º ativo mais valioso do mundo
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

Stablecoins devem ser reguladas porque impactam política monetária, afirma executivo do BC

Consultor do Banco Central prevê debates mais aprofundados sobre stablecoins e tokenização em 2025 e 2026
Logotipo e logomarca do jogo cripto Major no Telegram

‘Major’: Jogo cripto do Telegram revela data de lançamento do token

A equipe do Major irá cunhar o token do jogo na The Open Network (TON) este mês, e seu airdrop provavelmente virá logo depois
Presidente da Argentina Javier Milei - foto Instagram

“Não deixem que os Estados controlem as criptomoedas”, diz Javier Milei

O presidente da Argentina aproveitou seu discurso em um evento da Meta para mandar o recado aos investidores de criptomoedas