Imagem da matéria: Município do Rio de Janeiro diminui impostos de criptomoedas “verdes”
Foto: Shutterstock

A Câmara de Vereadores de Maricá, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, aprovou na quinta-feira (30) a criação de um novo regime de tributação local que vai diminuir os impostos cobrados de iniciativas de proteção ambiental, como as chamadas “moedas verdes” (criptomoedas sustentáveis).

De acordo com o comunicado oficial da prefeitura, a Lei Complementar nº 357 foi apresentada pelo prefeito Fabiano Horta (PT) e aprovada na Câmara. 

Publicidade

Na prática, o novo regime diminui para 2% a alíquota dos impostos pagos por empresas que prestem serviços na área, como “plataformas digitais de operações, incluindo ativos ambientais, fintechs, startups prestadoras desses serviços, além de atividades de administração e gestão de fundos que se enquadrem nessa área de atuação”.

A tributação acontecerá apenas na fase de liquidação dos títulos verdes, quando é aplicada a taxa referente ao material coletável.

“O objetivo do modelo de tributação é estimular organizações detentoras desses produtos a se instalarem na cidade, injetando novas tecnologias para transformar Maricá em referência no estímulo a projetos verdes, aqueles que têm por atividade fim oferecer impactos positivos ao meio ambiente”, diz a nota.

Esse novo regime tributário, vale lembrar, se limita ao território de Maricá.

Mumbuca: criptomoeda local de Maricá

Embora não seja citada diretamente na proposta, a medida deve estimular o uso da Mumbuca, uma espécie criptomoeda local distribuída para moradores de baixa renda da cidade.

Publicidade

A Mumbuca circula na região desde 2013 e é aceita na grande maioria dos comércios locais, como mercados e farmácias.

Maricá
Mumbuca (Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá)

O uso da moeda local na cidade já ganhou destaque internacional, como na publicação do Americas Quarterly que conta como a cidade brasileira está silenciosamente experimentando na prática a renda básica universal.

Embora a experiência do município do Rio de Janeiro não utilize uma criptomoeda negociável no mercado, existem outros projetos que surgiram no setor com propostas semelhantes.

O Proof of Humanity, por exemplo, é um projeto desenvolvido na Argentina e elogiado por Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, que propõe a distribuição de renda básica universal por meio da criptomoeda UBI. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Criador da Binance, CZ é condenado a 4 meses de prisão nos Estados Unidos

Changpeng “CZ” Zhao admitiu ser culpado de não implementar na Binance medidas de prevenção à lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Uma década após uma tentativa inicial de dar suporte para pagamentos em Bitcoin, a Stripe agora enxerga um futuro impulsionado por stablecoins
Imagem da matéria: Semana Cripto: Bitcoin vacila, mas memecoins saem vencedoras — de novo

Semana Cripto: Bitcoin vacila, mas memecoins saem vencedoras — de novo

Bonk, Pepe e Floki estão entre os tokens que mais valorizaram na semana, com ganhos de até 60%
lupa mostra o logo da coinbase em uma tela de computador

Coinbase e CEO são alvos de nova ação coletiva nos EUA

Os denunciantes dizem que o modelo de negócios da Coinbase foi construído sob “mentiras” e “sonhos”