O token nativo NEAR do Near Protocol disparou 71,5% e atingiu uma alta recorde de US$ 16,33 na manhã desta segunda-feira (27).
Desde então, caiu 2,5% para US$ 15,41, mas a emergente rede de primeira camada teve uma semana de ótimas notícias antes do Natal.
A alta mais recente pode ser graças a diversos desenvolvimentos do protocolo, incluindo o lançamento de um recurso de “sharding”, bem como a integração de UST, a stablecoin lastreada em dólar do Terra.
Assim como Solana, Avalanche e outros blockchains de primeira camada, Near está tentando melhorar as deficiências da Ethereum.
Near foi desenvolvido usando um algoritmo de consenso proof of stake (PoS), tornando a rede mais sutentável, por exemplo. Near também está recorrendo ao chamado “sharding” por meio de uma atualização nativa chamada Nightshade.
Sharding melhora a escalabilidade de uma rede blockchain ao criar diversos blockchains paralelos que espalham o trabalho de processar transações e operações.
Apesar de a rede ter sido lançada em 2020, Nightshade não foi implementada até 15 de novembro deste ano. Esse lançamento quase não teve o mesmo impacto no preço quanto a integração com o Terra.
Na última segunda-feira (20), o protocolo anunciou que iria integrar UST, a maior stablecoin descentralizada do mercado de criptomoedas. O anúncio teve um efeito imediato no preço do token NEAR.
Leia Também
Integração do Near ao Terra
Junto com a integração do UST, o protocolo e seus aplicativos de Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na sigla em inglês) também apresentaram diversas campanhas de incentivo para gerar captação.
Todos esses incentivos visam melhorar a liquidez da UST e torná-la em um ativo eficiente no ecossistema Near.
Na Rose, uma corretora descentralizada (ou DEX) otimizada para conversões com stablecoins, usuários podem ganhar até 26,3% (ganhos no token nativo ROSE) ao acrescentarem UST ao aplicativo.
Usuários também podem acrescentar liquidez e ganhar rendimentos ao depositarem UST no Nearpad, um núcleo DeFi equipado de uma incubadora e uma DEX.
Enquanto stablecoins forem a alma das DeFi, tanto a equipe do Near como a do Terra esperam que essa nova integração faça a utilidade de suas aplicações e stablecoins aumentar, respectivamente.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.