YouTube apaga outro canal brasileiro de criptomoedas poucas horas após primeiro aviso

O caso mais recente afetou o Dash Dinheiro Digital

YouTube apaga outro canal brasileiro de criptomoedas poucas horas após primeiro aviso
Rodrigo Digital, do canal Dash, que teve o canal excluído pelo YouTube. (Foto: Reprodução//Twitter)


Mais um canal ligado ao mercado de criptomoedas no YouTube foi excluído pela plataforma nesta semana. O caso mais recente afetou o Dash Dinheiro Digital, que fez o anúncio na manhã desta terça-feira (21) pelo Twitter.

“O vídeo de ontem foi removido por violar a política de spam. Espero que o @TeamYouTube possa dar uma olhada pois nunca tivemos strikes ou reivindicações de direitos autorais. Essa manhã o canal Dash Brazil foi EXCLUÍDO”.

Ultimamente, o canal vinha divulgando a exchange CointradeCX, que listou a criptomoeda LQX, criada depois de um golpe que a empresa Credminer deu em milhares de pessoas.

Ao divulgar a exclusão, o Dash Dinheiro Brasil pediu que outros youtubers e demais integrantes da comunidade de bitcoin pressionassem o YouTube para restabelecer o canal.

“Tudo foi deletado de uma hora para outra, sem desculpa nenhuma”, afirmou Rodrigo Digital, responsável pelo canal, por meio de um vídeo divulgado também pelo Twitter.

De acordo com o youtuber, o canal existe há três anos e contava com cerca de 20 mil inscritos, além de um total de 1 milhão de horas em conteúdo gravado e disponível.

Outros canais afetados

O caso envolvendo o Dash Dinheiro Digital não é o único envolvendo canais no YouTube nos últimos dias.



Na segunda-feira (20), o canal Ronaldo Silva – RS, mantido por Ronaldo Silva, ficou por algumas horas fora do ar. O youtuber chegou a afirmar ter sido alvo de um ataque hacker, mas a ligação anterior com esquemas financeiros fraudulentos pode ter gerado uma punição da plataforma ao canal.

Até o momento, Silva não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre a queda e retorno do canal, bem como do suposto ataque.

Na última semana, também chegou a ser excluído pelo YouTube o canal do trader de bitcoin Tone Vays, que atua no mercado desde 2013.

Os conteúdos foram removidos do ar na quinta-feira (16) uma hora depois do primeiro aviso e meia hora depois dele enviar a defesa. O canal tinha 90 mil inscritos.

Após pressão da comunidade de bitcoin, o canal de Tone Vays foi restabelecido horas depois — uma aposta semelhante a que o Dash Dinheiro Digital vem buscando.

Passado recente turbulento

No fim do ano passado, vários youtubers que publicam sobre bitcoin e outras criptomoedas também tiveram problemas semelhantes. Canais como o de Ivan On Tech e Chris Dunn, por exemplo, que possuíam mais de 200 mil seguidores, foram eliminados.

No Brasil, o canal Bitnada foi um dos afetados, enquanto outros ficaram apreensivos devido a strikes (avisos) da plataforma.

Dentre eles, CryptoTchaps, Playnegócios e Étopasaber. Em janeiro, o Canal Dinheiro foi afetado e o youtuber Marcos Eduardo Rui Costa teve que recomeçar do zero em um antigo canal.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br