XRP Ledger para de produzir blocos por 1h em possível “desvio” da rede

A rede, que já voltou ao normal, enfrentou um problema de consenso devido à falta de publicação de validações
Imagem da matéria: XRP Ledger para de produzir blocos por 1h em possível "desvio" da rede

Foto: Shutterstock

A XRP Ledger, blockchain criada pelo Ripple e baseada na criptomoeda XRP, interrompeu a produção de blocos por cerca de uma hora na terça-feira (4) antes de se recuperar espontaneamente, marcando uma rara interrupção em uma das redes mais antigas do mercado cripto.

A atividade da rede foi congelada na altura do bloco 93.927.173, o que levou a uma investigação imediata por parte dos validadores. A XRP Ledger (XRPL) retomou suas operações normais desde então, sem registro de perda de ativos ou transações.

Publicidade

“Parecia que o consenso estava em execução, mas as validações não estavam sendo publicadas, fazendo com que a rede se desviasse”, disse David Schwartz, CTO do XRPL, no X. “Muito poucos operadores da UNL realmente fizeram qualquer alteração, pelo que pude perceber, então é possível que a rede tenha se recuperado espontaneamente.”

Schwartz se refere à Unique Node List (UNL), um componente essencial do mecanismo de consenso da XRPL, que atua como um diretório de validadores confiáveis para garantir a integridade da rede e a finalização das transações.

Em janeiro de 2023, a XRPL Foundation removeu um validador operado pela Ripple de sua UNL para cumprir a política de “uma entidade, um validador”, reduzindo a influência da Ripple para 2 entre os 34 validadores na época.

Uma atualização subsequente, em março daquele ano, expandiu a UNL para 36 validadores ao adicionar nós operados pela comunidade. O limite de quórum permaneceu em 80% dos validadores confiáveis. Um validador inoperante da Universidade da Coreia do Sul também foi removido naquele período, reduzindo o número total para 35.

Publicidade

No entanto, críticos apontam que essa decisão eventualmente teria repercussões negativas. Daniel Keller, CTO da operadora de nós XRPL Eminence, respondeu a essas preocupações logo após a paralisação, afirmando que “todos os 35 nós estão propondo”.

O incidente também levantou preocupações sobre a segurança das transações, mas Schwartz rapidamente esclareceu que nenhum ativo esteve em risco.

“Isso apenas fez com que os blocos não fossem considerados confiáveis por cerca de uma hora”, explicou Schwartz. “Os servidores sabiam que a rede não estava funcionando corretamente e, portanto, não relataram nenhum bloco como confiável durante o incidente.”

A interrupção ocorre em meio a mudanças mais amplas no ecossistema da XRP Ledger.

No último ano, a rede enfrentou desafios técnicos, incluindo a queda de um nó em novembro de 2024 e falhas em nós de histórico completo em setembro do mesmo ano, o que exigiu patches emergenciais.

O XRP cai 2,4% na manhã desta quarta-feira (5), sendo negociado a US$ 2,55, segundo dados do CoinGecko.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.