Vitalik Buterin se recusa a demitir presidente da Fundação Ethereum e critica comunidade

“Se vocês ‘continuarem pressionando’ estarão criando um ambiente ativamente tóxico para os melhores talentos”, disse Vitalik Buterin
Vitalik Buterin posa para foto na ETH Taipei 2024

Vitalik Buterin na ETH Taipei 2024 (Foto: Rug Radio/Decrypt)

Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, está se desgastando no X (antigo Twitter) com parte da comunidade que apoia a segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado. O motivo é uma enxurrada de pedidos para que o desenvolvedor mude a direção da Fundação Ethereum. 

O caso todo começou porque Aya Miyaguchi concedeu uma entrevista à revista Wired do Japão na qual a executiva supostamente teria dito que  era contra uma cultura de competição e vitória. Segundo Buterin, trata-se de um erro de tradução que a publicação cometeu em um comentário da Aya. 

Publicidade

Agora, Buterin diz que a presidente da Fundação Ethereum está sendo alvo de um “ataque de bode expiatório” e classificou os ataques como “pura maldade”. 

“Se vocês ‘continuarem pressionando’, então estarão criando um ambiente ativamente tóxico para os melhores talentos”, escreveu Buterin. “Alguns dos melhores desenvolvedores do Ethereum têm me enviado mensagens recentemente, expressando seu desgosto com o ambiente nas redes sociais que pessoas como vocês estão criando. VOCÊS ESTÃO TORNANDO MEU TRABALHO MAIS DIFÍCIL.”

No momento, Buterin é responsável por indicar a liderança da Fundação. O fundador afirma que está em seus planos criar um conselho independente para o órgão em um futuro próximo. A entidade tem como missão promover os interesses do Ethereum e coordenar sua comunidade de desenvolvedores.

A liderança da Fundação foi justamente alvo de afirmações de Vitalik Buterin na semana passada: o fundador disse que pretende promover uma nova dinâmica na qual os executivos terão que ter um maior conhecimento técnicos para assumirem posições de chefia.