moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)
Shutterstock

A Vinteum, organização sem fins lucrativos dedicada a impulsionar o desenvolvimento do Bitcoin no Brasil e na América Latina, anuncia o lançamento do Bitcoin Dev Launchpad, um programa gratuito intensivo de três meses para capacitar programadores brasileiros em projetos open-source no ecossistema Bitcoin e Lightning Network.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 2 de outubro. O programa gratuito, que começa no dia 18 de novembro, oferece uma oportunidade para programadores com, no mínimo de 2 anos de experiência, que desejam aprofundar seus conhecimentos e contribuir com o ecossistema Bitcoin.

Publicidade

Ele foi pensado para preparar desenvolvedores que querem trabalhar com projetos de código aberto relacionados ao Bitcoin e à Lightning Network, oferecendo os fundamentos técnicos e teóricos do protocolo e do software do Bitcoin.

Além disso, auxilia na preparação para especificidades da cultura e filosofia de desenvolvimento do ecossistema Bitcoin, e para as particularidades do software livre em geral.

A estrutura do programa inclui aulas, workshops, seminários socráticos, atividades e desafios de programação, além de períodos de estudo individual. Os participantes estarão conectados com mentores renomados de todo o mundo, conforme suas trajetórias individuais.

O Bitcoin Dev Launchpad será liderado por Bruno Garcia, Bitcoin Core Developer e diretor educacional da Vinteum, junto com Edil Medeiros, professor de Engenharia de Computação na Universidade de Brasília, que tem direcionado seus mais recentes esforços de pesquisa e orientação na UnB para o protocolo do Bitcoin.

Publicidade

As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro e podem ser feitas no site da Vinteum em vinteum.org/bdl.

O processo seletivo inclui desafio de programação, entrevista e participação em seminário socrático baseado nas leituras do livro Mastering Bitcoin de Andreas Antonopoulos e David Harding, uma das principais referências sobre os fundamentos técnicos e o funcionamento do Bitcoin.

Os participantes que se destacarem serão selecionados para colaborar em projetos open-source de Bitcoin e receberão remuneração de até 10 mil reais por mês, e podem aplicar para grants da Vinteum ou organizações parceiras como OpenSats e Spiral.

Além das iniciativas educacionais, a Vinteum atualmente financia três desenvolvedores brasileiros em tempo integral, permitindo que eles se dediquem a projetos de Bitcoin open-source, como o Bitcoin Core, o Bitcoin Dev Kit (BDK), o Fedimint, o Rustreexo e o Floresta, por meio de seu programa de grants.

Publicidade

“Os melhores alunos do Bitcoin Dev Launchpad terão a oportunidade de receber bolsas da Vinteum para dedicarem suas carreiras à construção do futuro do Bitcoin, por meio de pesquisa e código,” afirma Lucas Ferreira, diretor executivo da Vinteum.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin alinhadas em linhas e colunas

Conheça a extensão de navegador que converte todos os preços da tela em Bitcoin

A extensão converte todos os preços de um site para Bitcoin com o intuito de ajudar na adoção em massa e diminuir compras desnecessárias
Imagem da matéria: Pai transmite nascimento da filha ao vivo para fazer memecoin disparar

Pai transmite nascimento da filha ao vivo para fazer memecoin disparar

Parto correu bem — já o token, nem tanto
carros da PF em rodovia

PF confisca R$ 250 mil em mineradoras de Bitcoin durante operação em rodovia

As mercadorias foram encaminhados à Receita Federal para os devidos procedimentos legais
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Projeto de lei que quer criar reserva de Bitcoin no Brasil avança na Câmara

Em seu parecer favorável, o relator Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou que “o Bitcoin pode representar uma oportunidade estratégica para os ativos da União”