Atrasos nos saques cada vez mais frequentes e promessas de pagamento sempre para depois. Esse tem sido o cenário da Unick, empresa que injetou esforços numa plataforma de cursos ao invés de pagar seus investidores e agora promete explicar tudo numa live que será transmitida nessa sexta-feira (02).
A nova plataforma prometia diversos cursos, mas até o momento apenas um único curso foi disponibilizado. Nos primeiros dias, quem tentasse acessar a plataforma era surpreendido com uma mensagem de erro.
Em anúncio veiculado na quinta-feira (01) no Youtube, Fernando Lusvarghi (diretor do departamento jurídico da empresa) e o presidente Leidimar Lopes prometeram que tudo será normalizado e esclarecido.
“Amanhã a empresa vai se pronunciar oficialmente explicando tudo que está acontecendo e quais são as ações que ela está tomando para resolver isso”, afirma Lusvarghi.
Se os problemas da empresa parassem na mensagem de erro da plataforma, os seus investidores não estariam tão preocupados. Esse fato, no entanto, só ajudou a reduzir a sua credibilidade junto a investidores que temem não conseguir mais receber seu dinheiro.
Os atrasos nos pagamentos se tornaram uma situação que vem se arrastando há pelo menos dois meses. Foram inúmeros casos relatados no Reclame Aqui e queixas apresentadas no próprio suporte da empresa que até hoje não foram solucionados.
Unick sem crédito
Além dos casos já reportados pelo Portal do Bitcoin, outros novos surgiram há poucos dias.
A investidora chamada Verailza de Oliveira postou nessa sexta-feira (02) no site de suporte da empresa que está há dois meses aguardando pagamento. Ela conta que gerencia as contas dela, da mãe e do esposo.
“Já é o segundo mês que atrasam o pagamento dele. Isso é um absurdo. O meu estornou e por milagre da vida recebi esse mês pela Urpay o dele desde junho devido ao estorno está atrasado. E o da minha mãe não houve atrasos pois os saques eu ponho no banco da Caixa. Estou revoltada com essa situação”.
Em resposta ao seu post, vieram outras pessoas que dizem estar na mesma situação como é o caso de Andreia Mazurek, que disse não aguentar mais essa situação, pois todos os meses resulta na mesma conversa de que a empresa vai pagar, mas por fim nada acontece.
Promessas desconexas
Essa situação fez com que com que a Unick culpasse a Urpay pelos atrasos. A empresa de solução de pagamentos, entretanto, contra-atacou afirmando que a Unick não é sua cliente desde o início desse ano.
Danter Silva, diretor de Marketing da Unick, inicialmente disse num vídeo veiculado no Youtube que era para os investidores manterem a calma, pois não havia atraso e que os repasses estavam obedecendo o prazo de 12 dias úteis.
Esse discurso, entretanto, mudou e o próprio Danter Silva, algum tempo depois afirmou que os saques seriam estornados. Antes desse anúncio do diretor de marketing, houve até a promessa de se criar uma instituição financeira.
Marcos Prata, que compõe o corpo jurídico da Unick, anunciou em vídeo veiculado na internet que a empresa estava trabalhando na criação de um banco.
Apesar de aparecer no vídeo dizendo claramente que estava estudando os meios legais para isso, Prata negou o fato após ser questionado pelo Portal do Bitcoin sobre esse assunto.
Nesse mesmo tempo, a empresa ainda prometeu o lançamento da plataforma de educação Smith pela qual vários cursos sobre investimento da Unick seriam ofertados. O resultado, no entanto, é que a plataforma apresentou erro e hoje conta com somente um curso.