Imagem da matéria: Ucrânia usa bitcoin para “financiar guerra” contra a Rússia, afirma Elliptic
Foto: Shutterstock

Conforme as tensões na fronteira da Ucrânia continuam crescendo, organizações não governamentais (ou ONGs, na sigla em português) ucranianas estão passando por um aumento nas doações em bitcoin (BTC), segundo um novo relatório da empresa de análise em blockchain Elliptic.

Não são caridades que combatem a pobreza ou fomentam a justiça social. São “hacktivistas” e organizações militares pró-Ucrânia.

Publicidade

A Elliptic afirma que essas ONGs e outros grupos estão usando criptomoedas para “financiar a guerra”.

A Rússia reuniu entre 100 mil e 130 mil tropas em suas fronteiras com a Ucrânia e a Bielorrússia como um prelúdio a uma possível invasão. Os Estados Unidos, um aliado da Ucrânia, enviou três mil tropas à região e outras 8,5 mil estão em alerta máximo.

De acordo com o relatório, em resposta à corrupção do governo, ONGs locais começaram a garantir apoio financeiro para soldados, armas e suprimentos médicos na última década.

A Elliptic afirma que doadores estão usando o bitcoin para canalizar dinheiro para tais ONGs, evitando bancos e instituições financeiras que possam bloquear pagamentos.

“A Elliptic identificou diversas carteiras de criptomoedas usadas por esses grupos voluntários e ONGs que, coletivamente, receberam fundos que totalizam um pouco acima de US$ 570 mil, em que grande parte foi recebida no último ano”, segundo o relatório.

A Elliptic explica que alguns dos grupos que estão recebendo doações em bitcoin incluem “Come Back Alive”, que fornece equipamentos de treinamento, militares e médicos, e o Centro Myrotvorets, que tem ligação com o governo ucraniano.

Publicidade

Outros incluem os grupos de hacktivistas Ciberaliança Ucraniana e Ciberpartidários Bielorrussos, que realizaram ciberataques contra alvos russos. A Elliptic afirma que, em 2021, apenas a Ciberaliança Ucraniana recebeu cerca de US$ 100 mil em bitcoin, litecoin, ether e stablecoins.

A Ucrânia não criou essa ideia. A Elliptic afirma que as organizações pegaram essa ideia de grupos pró-Rússia, que começaram a usar financiamento com bitcoin em 2014.

No entanto, o bitcoin e criptomoedas apenas compõem uma pequena parte do financiamento que é direcionado à Ucrânia. Grande parte dos fundos são em moedas fiduciárias enviadas por meio de sistemas tradicionais de pagamentos.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Criptorama 2024, Carolina Bohrer

Empresas do setor de criptomoedas devem se antecipar e fazer auditoria, aconselha Banco Central

“É uma ação que faz sentido e vai ajudar todo mundo a ver qual a melhor estrutura e ter tempo de ajustar problemas”, diz executiva do BC
Logotipo e logomarca do jogo cripto Major no Telegram

‘Major’: Jogo cripto do Telegram revela data de lançamento do token

A equipe do Major irá cunhar o token do jogo na The Open Network (TON) este mês, e seu airdrop provavelmente virá logo depois
Imagem da matéria: Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Os ventos favoráveis estão ajudando a alimentar o otimismo no setor cripto, incluindo as adoráveis memecoins inspiradas em cachorros e até no Elon Musk
Floki Inu, memecoin

Coinbase lista Floki e volume de negociações dispara 99%

A capitalização de mercado das memecoins dobrou desde a vitória de Donald Trump, com a Floki subindo 600% este ano