Imagem da matéria: Ucrânia desmantela rede criminosa que dava "golpe duplo" em vítimas de esquemas com criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

A Polícia Nacional da Ucrânia (ou NPU, na sigla em inglês) conseguiu desmantelar na terça-feira (30) uma rede de falsas “centrais de atendimento” que dava um golpe em cidadãos ucranianos e europeus que já haviam sido vítimas de esquemas anteriores com criptomoedas.

A rede fraudulenta de centrais de atendimento supostamente oferecia ajuda àqueles afetados por esquemas cripto anteriores, além de recomendar pacotes de investimento em cripto, ouro, petróleo e outros valores mobiliários, segundo um comunicado oficial da NPU.

Publicidade

De acordo com o relatório da NPU, golpistas pediram que vítimas pagassem uma comissão para obter qualquer fundo perdido. Porém, quando pagavam a taxa, “a comunicação com os ‘brokers’ era interrompida e os pagamentos não eram feitos”, afirmam as autoridades.

A polícia nacional da Ucrânia afirmou que esse grupo plagiou bancos nacionais de países e usou sites e corretoras para enganar clientes europeus e obter seus dados confidenciais.

Os computadores, celulares e sistemas de armazenamento do grupo cibercriminoso foram confiscados e apreendidos enquanto os membros das centrais de atendimento estão sendo acusados de “cometer fraude em enorme escala ou via grupo organizado”.

A NPU também disse que o grupo está sendo acusado de usar software mal intencionado, o que pode resultar em mais 12 anos de prisão.

Publicidade

Em setembro de 2021, o Serviço de Segurança da Ucrânia (ou SSU) derrubou um centro de atendimento similar com sede na cidade de Lviv, onde milhares de investidores europeus foram fraudados “sob o pretexto de investir em criptomoedas”, de acordo com o relatório do SSU.

Ucrânia e as criptomoedas

Este não foi o primeiro envolvimento do país com criptomoedas. No da 16 de março, o presidente Volodymyr Zelensky aprovou a lei de “Ativos Virtuais”, legalizando o uso de criptomoedas, ratificando como registrar corretoras e fornecedoras de serviços com ativos virtuais e implementando o monitoramento financeiro no Estado.

Por conta dessa lei, a Ucrânia pôde legitimar e regulamentar qualquer criptomoeda doada ao país.

Mais de US$ 54 milhões de criptomoedas doadas ao país foram usadas para financiar suas despesas militares desde o dia 26 de fevereiro.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
Smartphone mostra logotipo da Receita Federal; ao fundo, um leão

Prazo para entrega do Imposto de Renda termina nesta sexta; veja como declarar criptomoedas

Com mudanças neste ano na declaração de criptomoedas, o contribuinte precisa ficar atento para não perder o prazo do Imposto de Renda, que vai até o dia 31
Imagem da matéria: MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

A plataforma de ativos digitais também promove campanha para recompensar trades realizados até 4 de junho
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum (ETH) decola 20% com expectativa para aprovação de ETFs nos EUA

Manhã Cripto: Ethereum (ETH) decola 20% com expectativa para aprovação de ETFs nos EUA

A animação dos investidores fez aumentar em 219% o volume de negociação do Ethereum nas últimas 24 horas
ilustração mostra logo da pepecoin PEPE subindo ao céu

PEPE e BONK valorizam mais de 30% nas últimas 24 horas

Memecoin PEPE bateu sua máxima histórica nesta terça-feira (21), em momento de forte aquecimento do mercado cripto