Imagem da matéria: Ucrânia aprova lei que torna bitcoin e outras criptomoedas legais no país
(Foto: Shutterstock)

O Congresso Nacional da Ucrânia aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (17) a Lei de Ativos Virtuais que regula o mercado de criptomoedas e torna legal ativos como bitcoin, segundo anúncio feito no site do governo. O projeto de lei havia sido barrado em outubro passado pelo presidente Volodymyr Zelenskiy e só foi aprovado agora após sofrer alterações no texto.

Aprovada, a lei não apenas concede ao cidadão o direito de operar criptomoedas, mas também define os direitos e deveres de todos os participantes do mercado. De acordo com o ministro da Transformação Digital Mykhailo Fedorov, trata-se de uma oportunidade para o desenvolvimento de negócios na Ucrânia.

Publicidade

Ele afirmou que agora tanto as empresas de criptomoedas com base na Ucrânia quanto as estrangeiras poderão operar legalmente, “enquanto os ucranianos terão acesso conveniente e seguro ao mercado global de ativos virtuais”.

“Os participantes do mercado receberão proteção legal e a oportunidade de tomar decisões com base em consultas abertas com agências governamentais. Surgirá um mecanismo transparente para investir em uma nova classe de ativos”, disse Fedorov.

Regulação vai ficar por conta da CVM

Ainda de acordo com a nota do governo, à frente das ações de regulamentação, supervisão e acompanhamento financeiro do setor, estará a Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Mercado de Ações. O órgão vai definir uma política em cima de produtos ligados a criptomoedas que já estão em andamento no país, bem como emitir licença a provedores e corretoras.

Paralelamente, o Ministério da Transformação Digital também trabalha para desenvolver alterações apropriadas nos Códigos Tributário e Civil da Ucrânia para então regular totalmente o mercado de ativos virtuais, ressalta o governo.

Publicidade

O texto termina com comentários do vice-ministro de Transformação Digital Oleksandr Bornyakov. Ele ressalta que a Ucrânia está entre os cinco principais países do mundo em número de usuários de criptomoedas e que atores do setor estão engajados em startups blockchain.

“O potencial da indústria global de criptomoedas atualmente é evidenciado por bilhões de investimentos na indústria. Sua taxa de crescimento está à frente dos setores tradicionais da economia. Na Ucrânia, o mercado de ativos virtuais pode se tornar um setor poderoso da economia digital. Graças a aprovação da Lei de Ativos Virtuais, temos agora todas as chances de ser um país líder no desenvolvimento de negócios neste campo inovador”, concluiu Bornyakov.

Bitcoin na Ucrânia

Sob pressão de Kiev, a Ucrânia está no centro de uma crise diplomática entre os EUA e a Rússia, que com seu exército aposto nas fronteiras sugere uma invasão. Enquanto isso, os cidadãos ucranianos se previnem contra a inflação adotando criptomoedas como o bitcoin.

Mas isso não é de agora. Há tempos a adoção ao setor cripto vem crescendo no país, como afirmou o ministro Bornyakov. As ONGs ucranianas também estão passando por um aumento nas doações de BTC.

Publicidade

Há também ações de autoridades no combate à mineração de criptomoedas no país. Contudo, essas ações são para conter o roubo de eletricidade, que prejudica os cofres públicos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Bitcoin em gráfico de alta com seta azul apontado para o alto

Traders esperam que Bitcoin supere a máxima de US$ 74 mil em breve

“Esperamos um impulso de alta aqui que pode nos levar de volta às máximas de US$ 74 mil”, disse a QCP Capital sobre o momento do Bitcoin
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024
Donald Trump é fotografado em comício nos EUA

Trump agora aceita doações em Bitcoin e cumpre promessa com relação às criptomoedas

Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, Solana, Shuba Inu e XRP estão entre criptomoedas aceitas pela candidato Donald Trump 
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Banco Central adia Drex para realizar novos de testes de privacidade

BC explica que primeira fase de testes foi focada em elementos de privacidade, mas as soluções encontradas “ainda não estão maduras”