A nova empreitada fintech de Donald Trump espera lançar seus próprios produtos de investimento em Bitcoin.
A Truth.Fi, braço financeiro do Trump Media and Technology Group — do qual o presidente é o principal acionista — anunciou na quinta-feira (6) que solicitou o registro de marcas para seis novos veículos de investimento.
Entre os seis produtos, dois serão fundos de Bitcoin: o Truth.Fi Bitcoin Plus ETF e o Truth.Fi Bitcoin Plus SMA.
ETFs são fundos que permitem que investidores comprem ações atreladas ao preço de commodities ou valores mobiliários. Grandes gestoras de fundos — incluindo BlackRock e Fidelity — lançaram ETFs de Bitcoin à vista nos Estados Unidos no ano passado, dando aos investidores tradicionais mais oportunidades para se exporem à maior criptomoeda.
Um SMA, ou conta gerenciada separadamente, é um tipo de produto de investimento que permite que clientes — especialmente indivíduos de alto patrimônio — tenham mais controle sobre os ativos incluídos no veículo de investimento.
“Nosso objetivo é oferecer aos investidores uma forma de investir em energia, manufatura e outras empresas americanas que proporcionem uma alternativa competitiva aos fundos ‘woke’ e aos problemas de desbancarização que se espalham pelo mercado”, disse Devin Nunes, CEO e presidente da Trump Media.
Ainda não está claro o que o termo “Plus” no Bitcoin Plus significaria.
Leia Também
O Trump Media and Technology Group (TMTG) — que é dono da rede Truth Social, onde Trump publica diariamente — anunciou na semana passada o lançamento da Truth.Fi.
A marca, focada em fintechs, afirmou que terá envolvimento com cripto, com US$ 250 milhões em caixa custodiados pela Charles Schwab. O anúncio destacou que a empresa “pode comprar Bitcoin e criptomoedas semelhantes ou valores mobiliários relacionados a cripto” como forma de diversificar seu portfólio.
Os ETFs de Bitcoin têm sido um enorme sucesso nos EUA desde o lançamento em janeiro de 2024, quebrando recordes e movimentando bilhões de dólares em volume de negociação. O preço do Bitcoin disparou em parte por esse motivo, atingindo repetidamente novas máximas históricas ao longo do último ano.
Trump se posicionou como um candidato pró-Bitcoin antes de sua vitória em 5 de novembro. O novo comandante-chefe prometeu ajudar a indústria de ativos digitais e nomeou entusiastas de cripto para seu gabinete.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.