moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)
Shutterstock

O mercado de criptomoedas no Brasil mostrou sinais de recuperação e crescimento no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 48,4% nas transações institucionais, comparado ao quarto trimestre de 2023. Os dados são relatório sobre o setor cripto na América Latina feito pela Chainalysis e divulgado nesta quarta-feira (8).

São consideradas transações institucionais as operações com valor igual ou maior que US$ 1 milhão. De acordo com André Portilho, chefe de ativos digitais do BTG Pactual, o fortalecimento do mercado de criptomoedas no Brasil está relacionado à maturidade do mercado e à consolidação de ativos como Bitcoin e Ethereum como opções de investimento reconhecidas.

Publicidade

“Os investidores estão cada vez mais integrando ativos digitais às suas estratégias de alocação de ativos, visualizando-os como investimentos alternativos que oferecem retornos potencialmente maiores”, explica Portilho em análise feita para o estudo.

O executivo ainda ressalta que a recuperação da atividade institucional em criptoativos no Brasil pode ser “parcialmente atribuída à evolução regulatória e à entrada de instituições americanas no mercado de criptomoedas, especialmente com a introdução dos ETFs de Bitcoin e Ethereum”.

O gráfico abaixo mostra como as chamadas transações institucionais cresceram entre o último trimestre de 2023 e o primeiro deste ano:

Bitcoin lidera crescimento no Brasil

Um dos dados mais marcantes do estudo é o aumento significativo no volume de transações de Bitcoin entre setembro de 2023 e março de 2024. Esse salto está associado, em parte, à aprovação dos ETFs de Bitcoin pela SEC em janeiro de 2024, que facilitou o acesso de investidores institucionais ao ativo.

Publicidade

Durante esse período, o preço do Bitcoin quase dobrou, o que provavelmente impulsionou ainda mais o volume de negociações no país.

Entretanto, é interessante notar que, enquanto o volume de Bitcoin recebido pelos brasileiros em exchanges globais é superior ao de exchanges locais, estas últimas têm apresentado um crescimento expressivo nas transações com stablecoins.

Stablecoins: o destaque das exchanges locais

As stablecoins, atreladas ao valor do dólar americano, estão cada vez mais populares entre os brasileiros. No último ano, o valor transacionado em stablecoins nas exchanges locais aumentou em 207,7%, superando o crescimento de Bitcoin, Ethereum e altcoins.

O uso de stablecoins tem sido particularmente forte em transações entre empresas (B2B, no jargão técnico) para pagamentos internacionais, o que evidencia seu potencial em operações comerciais.

Publicidade

O estudo mostra que as stablecoins agora representam cerca de 70% dos fluxos indiretos das exchanges locais para as globais. Essa tendência tem atraído grandes players do mercado cripto para o Brasil, como a Circle, que lançou oficialmente suas operações no país em maio de 2024, oferecendo o USDC como uma solução acessível para os usuários brasileiros.

O gráfico abaixo mostra como o mercado de exchanges locais tem amplo domínio quando se analisa as transações de stablecoins:

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.

VOCÊ PODE GOSTAR
grande moeda de bitcoin e pessoas em baixo

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin captam US$ 600 milhões pela 1ª vez desde maio

Os ETFs da BlackRock e Fidelity lideraram as entradas, enquanto investidores se reposicionam diante do projeto de lei tributária de Trump e mudanças nas condições de mercado
Modelo de casa com uma moeda de bitcoin

Chefe da agência federal de habitação dos EUA ordena que empresas se preparem para avaliar criptomoedas em hipotecas

Agência Federal de Financiamento Habitacional ordenou que a Fannie Mae e a Freddie Mac comecem a se preparar para aceitar criptomoedas
Imagem da matéria: O Roubo Silencioso: como o Bitcoin sequestra a liquidez dos gastos governamentais | Opinião

O Roubo Silencioso: como o Bitcoin sequestra a liquidez dos gastos governamentais | Opinião

Novo colunista do Portal do Bitcoin, André Franco explica por que o Bitcoin se torna mais atrativo com o aumento dos gastos públicos
Imagem da matéria: 1º ETF de Solana com staking estreia amanhã nos EUA

1º ETF de Solana com staking estreia amanhã nos EUA

A Rex Shares e a Osprey Funds estão prestes a lançar o primeiro ETF dos Estados Unidos que oferece exposição direta à Solana com recompensas de staking