Um trader anônimo foi ao Reddit compartilhar com mais de 1 milhão de usuários do fórum do Ethereum como perdeu o equivalente a R$ 2,8 milhões após enviar as moedas para o endereço errado.
O título do post já resume a história: “Acabei de perder meio milhão de dólares enviando wETH para o endereço de contrato do wETH”.
No corpo da mensagem, ele pediu socorro para a comunidade, mas o link da transação no Etherscan que ele mesmo compartilhou comprova que o erro já estava feito.
No sábado (30), o usuário enviou 195.2 wETH para o endereço do Wrapped Ether, quantia que vale cerca de R$ 2,8 milhões na atual cotação do Ethereum.
Ele explicou em um comentário que enviou as moedas para o endereço porque acreditava que receberia a versão original do Ethereum de volta na sua carteira.
Ele estava enviando o ether em forma de wETH, uma espécie de “ether sintético” para o endereço. Essa é a versão ERC-20 do Ethereum e segue o mesmo modelo de emissão de uma stablecoin: para cada wETH colocado no mercado, há um ether real mantido em reserva.
wETH no centro da confusão
Antes de perder os fundos, o usuário enviou a quantidade de ETH para o endereço do Wrapped Ether e obteve wETH em troca. Ao assumir erroneamente que para reverter a conversão era só enviar de volta o wETH para o endereço do contrato, ele perdeu todas as criptomoedas.
O usuário conta que estava confuso como faria para obter o ETH sem precisar entrar em uma plataforma centralizada. Numa publicação no blog da Binance Academy, ele achou que tinha encontrado uma resposta, mas foi justamente essa matéria que causou toda a confusão.
“O WETH.io [site oficial] realmente me confundiu com a falta de orientação, mas fui enganado a enviar o wETH para este contrato por causa do site da Binance”, explica. O trecho que ele se refere, diz:
Leia Também
“wETH pode ser criado enviando ether para um contrato inteligente onde o ether é colocado em espera, recebendo por sua vez o token wETH ERC-20 na proporção de 1:1. Este wETH pode depois ser enviado de volta para o mesmo contrato inteligente para ser “desembrulhado” ou resgatado pelo ether original na proporção de 1:1”.
Embora ele diga ter sido enganado pela publicação, é possível ver que o texto não sugere que o ether deve ser enviado para o endereço-mãe do wETH.
O trader continuou dizendo que a carteira Metamask imediatamente reconheceu o endereço de destino, o que deu a ele uma falsa sensação de segurança de que estava fazendo a coisa certa.
“Meu erro foi que eu fiz uma suposição sobre a direção inversa. Não vi em nenhum lugar (incluindo o site oficial) que não devemos interagir diretamente com o contrato e temos que usar um dapp”, assumiu.
A mensagem do post original do trader foi deletada por ele, mas uma cópia pode ser vista no Web Archive, e seus comentários que deram mais detalhes sobre o caso também continuam públicos.
Comunidade lamenta perda
A comunidade do Ethereum se solidarizou com o trader que perdeu uma enorme quantidade de criptomoedas apenas por uma confusão de como o contrato inteligente do Wrapped Ether funcionava.
“Eu verifiquei o histórico do usuário e ele é um veterano, ele comprou/extraiu essas moedas quando elas eram baratas. Ele segurou por anos, através de todos os picos e quedas, apenas para perder tudo assim. Brutal!”, lamentou um usuário.
Outro notou que o erro é frequente: outras 265 pessoas já perderam dinheiro da mesma forma.
“Perder meio milhão de dólares em criptomoedas por engano é algo que precisa ser resolvido antes que a criptomoeda se torne popular. Quando é tão fácil perder tudo, não há como sua avó usar”, opinou o usuário 0150r.