TON sofre duas panes em 48h; entenda o que está acontecendo com a blockchain do Telegram

Desenvolvedores atribuíram o evento a uma “carga pesada” da cunhagem da memecoin DOGS
smartphone com logotipo da Toncoin TON à frente de monitor que mostra gráfico de mercado

Shutterstock

A rede TON (The Open Network), vinculada ao aplicativo de mensagens Telegram, sofreu a segunda interrupção em sua blockchain na quarta-feira (28); na noite de terça (27), o protocolo ficou sem gerar novos blocos por sete horas. 

Sobre a interrupção mais recente, ainda na quarta-feira, os desenvolvedores do TON atribuíram o evento em um post no X a uma “carga pesada” da cunhagem da memecoin DOGS, lançada recentemente na rede para a comunidade do Telegram.

Publicidade

A equipe da TON Status também pediu na ocasião que os validadores atualizassem seus nós reiniciando o sistema. Desde então, a equipe não comentou mais sobre o assunto, nem deu mais detalhes para seus milhões de usuários.

De acordo com uma imagem encontrada pelo site The Block, compartilhada pelo usuário do X “maverickqe”, a interrupção de terça pode ter sido causada pela perda de consenso dos validadores da rede, o que vai ao encontro do pedido de atualização pela equipe. 

TON volta ao normal

Nesta manhã de quinta-feira, a TON usou seu canal do Telegram para afirmar que a rede se encontra “totalmente operacional” e que saques e depósitos que dependem de sua wallet nativa “serão creditados no devido tempo”. O mesmo aviso também foi publicado no canal oficial Wallet News.

Após a notícia, o preço da Toncoin se manteve estável, sendo negociado a US$ 5,55, ainda abaixo do valor registrado antes da prisão do CEO do Telegram, Pavel Durov, na França. Apesar de o Telegram e a TON serem entidades legalmente separadas, ambas são intimamente ligadas, já que uma depende fortemente da outra.

Publicidade

Possíveis novas interrupções

Além do token DOGS, a rede TON já recebeu o token do jogo Notcoin (NOT), além de suportar transações de Bitcoin (BTC) e Tether (USDT). Fora isso, centenas de jogos nativos do Telegram tendem a encher ainda mais a rede em breve.

O token HMSTR do Hamster Kombat, por exemplo, que já tem ordens de compra e venda fixadas no pré-mercado de grandes corretoras, será lançado no dia 26 de setembro, juntamente com um airdrop.

Portanto, considerando que o jogo recentemente alcançou 300 milhões de usuários, não é exagero afirmar que novas interrupções na rede podem ocorrer no futuro, caso os desenvolvedores não se preparem adequadamente para a crescente demanda.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.