A curiosa distribuição gratuita do token SOS da OpenDAO na véspera de Natal acabou de tomar um rumo negativo.
Após atingir uma alta recorde de US$ 0,00001108 (frações de um centavo) um dia após a distribuição, o token baseado no padrão ERC-20 do Ethereum despencou 64% desde então, segundo o CoinGecko.
O token SOS foi distribuído para qualquer usuário que já havia gastado dinheiro no OpenSea, o principal mercado de tokens não fungíveis (NFT) do setor.
Até agora, mais de 39 milhões de tokens do airdrop foram resgatados por usuários, quase 80% da quantia reservada para a distribuição.
A quantidade de tokens SOS que cada pessoa ganhou era baseada em quanto dinheiro ela gastou no OpenSea. Então, se você comprou um NFT aleatório de arte digital de 8 bits, seu pagamento provavelmente foi pequeno. No entanto, se você investiu em um CryptoPunk, você estará rico em SOS (pelo menos durante o topo de preço).
No momento, o token mostra uma grande queda apesar de seu lançamento ter sido marcado por uma série de listagens em corretoras e parcerias ao longo do caminho. Logo após ser listado na OKEx, Huobi Global e Gate, o projeto firmou outra parceria com Treasureland, uma plataforma interblockchain de NFTs.
Esse acordo sugere que NFTs no Treasureland podem ser adquiridos usando SOS e “50% das taxas de negociação com $SOS serão dadas à OpenDAO para o desenvolvimento ecológico de NFTS $SOS”, segundo comunidado da empresa.
Outra plataforma relacionada a NFTs chamada X também entrou no bonde. O marketplace tuitou que SOS vai ser usado como forma de pagamento e, caso os usuários façam staking de suas posses em SOS, poderão ganhar ¼ do fornecimento total do token X ao longo de quatro anos. O token X ainda irá ser lançado.
A parceria final foi com Shopping.io, uma ponte de e-commerce que permite que usuários paguem com criptomoedas itens encontrados em sites como Amazon, eBay, Walmart e outras varejistas. Agora, SOS se tornou uma opção de pagamento ao ser integrado nessa ponte.
De qualquer modo, esses acontecimentos ainda não foram suficientes para manter o preço do SOS em força total.
Leia Também
OpenSea e SOS
Se você acompanhou a febre dos NFTs em 2021, entenderá imediatamente a motivação por trás do lançamento do token SOS. Àqueles que acabaram de chegar, confiram um resumo:
Entusiastas de criptomoedas e NFTs importunaram o OpenSea para que houvesse o lançamento de um tipo de token nos últimos meses.
O meme “wen token” se tornou ainda mais evidente após o mais novo diretor financeiro do OpenSea ter sugerido a listagem da empresa na bolsa de valores por meio de uma oferta pública inicial (IPO) tradicional.
O ex-diretor financeiro da Lyft, Brian Roberts, disse à Bloomberg: “Quando você tem uma empresa que cresce tão rápido quanto essa, você seria estúpido de não pensar na listagem em bolsa”. Ele acrescentou que pensava que o OpenSea “seria bem recebido no mercado acionário dado o seu crescimento”.
Apesar dos comentários não terem sido definitivos, foram suficientes para gerar resistência da comunidade cripto. “É péssimo saber que o OpenSea está se vendendo e fazendo um IPO”, tuitou o colecionador NFT Punk_2070. “Os VCs não o levaram até onde estão hoje. Nós o levamos.”
A distribuição de SOS e sua conexão próxima à atividade de usuários no OpenSea fomentaram essa narrativa, causando mais comentários sarcásticos na comunidade cripto.
Mas lembre-se: OpenSea não está afiliada à OpenDAO. E para muitos holders de SOS, caso o airdrop mude os planos do token do OpenSea não vem ao caso; é apenas dinheiro de graça.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.