Buscar no site

Tesouro dos EUA sanciona exchanges de criptomoedas do Irã por financiamento de terrorismo

Tesouro dos EUA acusou as exchanges de criptomoedas de possibilitar atividades financeiras ilícitas em todo o ecossistema cripto do Irã

bitcoin irã
Shutterstock

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA designou a Nobitex, a maior exchange de ativos digitais do Irã, juntamente com outras três plataformas de criptomoedas iranianas, por supostamente facilitar o financiamento de terrorismo e a evasão de sanções.

O Departamento do Tesouro alega que a Nobitex processou mais de 50% de todos os fluxos de entrada de ativos digitais iranianos em 2025 e facilitou pagamentos ligados a atividades terroristas do Irã, esforços de evasão de sanções e transações vinculadas ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, incluindo agentes de ransomware afiliados ao IRGC.

A exchange também ajudou o Banco Central do Irã a acessar centenas de milhões de dólares em stablecoins usadas para sustentar o valor em queda do rial iraniano, alegou o Tesouro no anúncio das sanções.

A Wallex, a segunda maior exchange de ativos digitais do Irã em volume, recebeu 12% dos fluxos de entrada de ativos digitais iranianos em 2025. A Bitpin, que responde por 10% desses fluxos, foi sancionada por ter investidores supostamente ligados a esforços de evasão de sanções iranianas. A Ramzinex, uma exchange de ativos digitais com sede em Teerã fundada em 2018, processou mais de US$ 2,45 bilhões em transações.

O Departamento do Tesouro também sancionou quatro indivíduos conectados à Nobitex, incluindo o presidente e cofundador Amir Hossein Rad, que ajudou a restabelecer as operações após um hack de US$ 90 milhões em junho de 2025. Dois cofundadores, Seyed Mohammad Ali Aghamir e Seyed Mohammad Aghamir Mohammad Ali, são membros da família Kharrazi, parte do círculo íntimo do Líder Supremo Khamenei. O atual CEO da Nobitex, Seyed Ali Khoee, que anteriormente atuou como diretor de produto e marketing, também foi designado.

As sanções de segunda-feira marcam a mais recente ação de fiscalização na campanha do Tesouro contra ativos cripto iranianos.

O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse na semana passada que seu departamento havia apreendido cerca de US$ 1 bilhão em criptomoeda de exchanges e carteiras iranianas desde o início de sua campanha de fiscalização contra o Irã. Em abril, a Tether congelou US$ 344,2 milhões em stablecoins mantidas em duas carteiras atribuídas ao Banco Central do Irã.

“Conforme prometido, o Tesouro continuará a seguir o dinheiro em apoio à Fúria Econômica, seja através do sistema bancário ou de ativos digitais, para evitar que o regime desenvolva uma arma nuclear”, disse Bessent na declaração do Tesouro.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Buscando uma carteira com alto ganho, mas sem o sobe e desce do mercado? A Renda Fixa Digital do MB oferece ativos com ganhos de até 18% ao ano, risco controlado e total segurança para seus investimentos. Conheça agora!