Imagem da matéria: Ted Cruz apresenta a Lei FLARE para reaproveitar gás queimado na mineração de Bitcoin
Shutterstock

O senador norte-americano Ted Cruz (republicano do Texas) apresentou um novo projeto de lei com o objetivo de transformar energia desperdiçada em eletricidade para a mineração de Bitcoin.

A Lei para Facilitar Emissões Liberadas na Atmosfera Inferior (FLARE, na sigla em inglês), apresentada em 31 de março, visa tornar a energia desperdiçada produtiva, capturando o gás que, de outra forma, seria queimado (flared) ou liberado (vented). O plano é incentivar essa captura oferecendo dedução fiscal integral para propriedades utilizadas nesse processo.

Publicidade

Cruz apontou especificamente a mineração de criptomoedas como uma aplicação direta dessa energia extra. Em um comunicado anunciando a proposta, ele afirmou que a medida “aproveita o vasto potencial energético do Texas, reforça nossa posição como o lar da indústria de Bitcoin e é benéfica para o meio ambiente.”

O senador reafirmou seu compromisso em “tornar o Texas o principal lugar para a mineração de Bitcoin”, acrescentando que a FLARE Act “incentiva empreendedores e mineradores de criptomoedas a usarem gás natural que, de outra forma, estaria isolado e desperdiçado.”

A proposta, voltada para os Estados Unidos, especifica que países considerados concorrentes estratégicos — como China, Irã, Coreia do Norte e Rússia — não poderão participar do programa.

Em um comunicado do gabinete de Cruz, Hailey Miller, diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Digital Power Network, elogiou o novo projeto, dizendo que os mineradores de Bitcoin estão “em uma posição única para ajudar a reduzir as emissões ao aproveitar fontes de energia isoladas e desperdiçadas.” Miller acrescentou que a FLARE Act “garante que os produtores de energia dos EUA tenham as ferramentas para adotar soluções inovadoras que tornam nossos mercados energéticos mais eficientes e resilientes.”

Publicidade

A nova lei modificaria especificamente o Código da Receita Federal dos EUA de 1986, para permitir a dedução fiscal permanente para propriedades usadas na captura de gás que, de outro modo, seria queimado ou liberado — e no uso desse gás em produtos de valor agregado.

Essa medida também deve ajudar a fortalecer a resiliência da rede elétrica, ao mesmo tempo que oferece nova eletricidade e “outros produtos úteis.”

A proposta de Cruz surge após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer garantir que “todo o Bitcoin restante” seja minerado nos EUA, como parte de sua campanha de reeleição. Defensores do Bitcoin há muito defendem que a mineração da criptomoeda pode ser uma forma de aproveitar a energia desperdiçada pela queima de gás natural — uma prática comum quando o gás excedente não pode ser economicamente capturado ou transportado.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração de trump com bitcoin

Manhã Cripto: Casa Branca vai reduzir tarifas e Bitcoin sobe forte com alívio nas preocupações econômicas

Bitcoin voltou a ganhar força após relatos de que a Casa Branca sinalizou uma abordagem mais direcionada para as tarifas do dia 2 de abril
robert kiyosaki, o pai rico posa par foto dentro de carro

Pai Rico diz que ‘dinheiro falso empobrece’ e aponta Prata, Ouro e Bitcoin contra inflação

Robert Kiyosaki estima que o preço da prata deve ter o melhor desempenho nos próximos meses, podendo quintuplicar em dois anos
Ilustração de baleia nadando com moeda de bitcoin em seu interior

Baleias compram na queda do Bitcoin na maior acumulação em 8 meses

Apesar da atividade renovada das baleias, o comportamento mais amplo do mercado continua pessimista, diz Glassnode
Leão com corrente de bitcoin

Imposto de Renda 2025: veja como declarar criptomoedas e evite a multa de 150%

“A ficha de Bens e Direitos é onde ocorreu a mudança mais significativa”, disse Guilherme Zamur