Imagem da matéria: Tecnologia blockchain tem potencial de transformar o mundo como fez a internet
Foto: Shutterstock

Atualmente, você não pode ter uma conversa envolvendo tecnologia sem que o blockchain seja lançado pelo menos uma vez.

Apesar do ceticismo em relação a essa tecnologia, existe uma crença crescente de que o blockchain tem o potencial de transformar o mundo como o conhecemos atualmente.

Publicidade

A tecnologia Blockchain é descrita como um livro transparente e descentralizado que captura transações de maneira eficiente, de forma verificável e permanente.

No entanto, essa definição não é suficiente quando se trata de identificar semelhanças entre a Internet e a tecnologia blockchain, porque a Internet é entendida de várias maneiras.

Consequentemente, este artigo vai descrever as semelhanças entre as duas tecnologias da perspectiva da arquitetura principal da Internet; o protocolo TCP/IP.

O que é TCP/IP

Também conhecido como Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo da Internet, o TCP/IP foi lançado em 1972 como a plataforma que suportava o envio de email no ARPAnet.

O ARPAnet era um sistema de comunicação do Departamento de Defesa dos EUA, que era o precursor da Internet. Essencialmente, esse protocolo retransmite dados, digitalizando-os e dividindo-os em pacotes muito pequenos, contém informações de endereço.

Publicidade

Depois que esses pacotes são transmitidos para a rede, eles podem seguir qualquer rota para o destinatário. Os nós de transmissão e recepção nas bordas da rede quebram e reconstroem os pacotes para decifrar as informações codificadas.

O resultado da introdução deste protocolo foi uma rede pública transparente, distribuída e que não possuía um gatekeeper para supervisionar sua manutenção e expansão.

Esse desenvolvimento removeu o requisito de linhas privadas dedicadas e infraestrutura extensiva necessária para retransmitir informações em estruturas de telecomunicações anteriores, que dependiam da comutação de circuitos.

Após o início do TCP/IP, a inovação da World Wide Web gerou um setor totalmente novo.

Ao explicar os paralelos entre a internet e a tecnologia blockchain, é essencial utilizar as tendências conceituais da adoção da tecnologia. Essencialmente, as tecnologias revolucionárias passam por quatro estágios primários antes de mudar completamente a economia.

Publicidade

Eles incluem:

  • Uso único;
  • Uso localizado;
  • Substituição;
  • Transformação.

A Internet

Essas fases representam a abordagem principal na minha comparação de blockchain e internet. Com isso em mente, vejamos a jornada do TCP/IP por essas fases.

Uso único: esse protocolo foi utilizado para retransmitir mensagens no ARPAnet. Basicamente, permitia mensagens em frente e verso e minimizava consideravelmente as despesas dos sistemas de telecomunicações existentes.

Uso localizado: o que se seguiu foram várias empresas adotando o protocolo como uma forma alternativa de comunicação.

Embora sua aplicação seja principalmente a retransmissão de mensagens, esse uso se espalhou para diferentes setores, em vez de ser restrito ao Departamento de Defesa dos EUA.

A introdução da World Wide Web também gerou várias startups focadas em resolver os requisitos dessa inovação. Por exemplo, a Netscape começou a vender ferramentas de navegador e servidores da Web, enquanto o Yahoo e a AltaVista desenvolveram recursos para acessar informações na Web.

Substituição: Essa fase é caracterizada por modelos de negócios tradicionais que enfrentam uma concorrência direta significativa dos modelos baseados na Internet.

Publicidade

Por exemplo, a Amazon aumentou seu inventário de livros além das livrarias físicas e os disponibilizou para os consumidores a preços acessíveis. Da mesma forma, a CNET levou notícias online de avenidas tradicionais, como jornais e televisão.

Transformação: neste ponto, a internet ultrapassou os modos de vida existentes. Os casos em questão incluem as transformação no varejo do eBay, as alterações na comunicação feitas pelo Skype e a mudança na forma de ouvir música causada pelo Napster.

É evidente que, embora o objetivo inicial do TCP/IP fosse alimentar o email, ele teve um grande impacto na economia e revolucionou várias indústrias.

Tecnologia Blockchain

Agora vamos considerar a tecnologia blockchain. Atualmente, há uma aceitação cautelosa de que suas possíveis aplicações são infinitas. Para colocá-la em perspectiva, vamos considerar essa tecnologia de uma perspectiva de caso de negócios.

Caracteristicamente, as empresas mantêm registros de transações que capturam o desempenho passado e informam estratégias futuras.

Atualmente, essas empresas não possuem um registro mestre de atividades, além do fato de compartilharem seus registros entre os registros privados internos suscetíveis a erros.

Considere um cenário em que um indivíduo está comprando ações. Esse processo acontece em segundos.

No entanto, a troca de propriedade das ações entre as empresas leva algumas semanas. Se as empresas executassem uma blockchain e capturassem essas transações, a transferência de propriedade poderia ser limpa e finalizada tão rapidamente quanto a compra.

Publicidade

Com isso em mente, vamos voltar às quatro fases da adoção da tecnologia.

Uso único: enquanto falamos, é seguro dizer que a tecnologia blockchain já alcançou isso através da introdução do primeiro blockchain que apoiou o início do Bitcoin. Originalmente, a criptomoeda tinha um único utilitário, que era para ser utilizado como forma de pagamento.

Hoje, o blockchain não se limita a ser a plataforma que suporta criptomoedas. Existem vários casos de uso em potencial, como o desenvolvimento de aplicativos distribuídos, sinalizando o fato de que o caso de uso único foi superado até o momento.

Localização: a expectativa é que o blockchain comece a ser aplicado por diferentes organizações. Atualmente, vemos organizações como Nasdaq e Bank of America explorando soluções de blockchain para enfrentar desafios em suas operações.

O Walmart, por outro lado, já implementou a tecnologia blockchain no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos em parceria com a IBM.

Substituição: naturalmente, substituir as estruturas existentes seria o próximo passo. A partir de agora, a blockchain ainda não foi universalmente adotada e esse aspecto representa o desafio mais significativo que a tecnologia está enfrentando atualmente.

Não ajuda que as estruturas existentes tenham sido institucionalizadas há séculos. No entanto, existe a possibilidade de que a substituição possa ser realizada.

Transformação: o componente da blockchain que detém o maior potencial para alcançar uma transformação profunda são os contratos inteligentes. Como a maioria dos compromissos comerciais é impulsionada pela execução de contratos, as possibilidades são ilimitadas.

Mesmo se negligenciarmos o aspecto comercial, as interações pessoa a pessoa também são controladas por contratos em várias disciplinas, incluindo direito, artes, troca de valores, entre outras.

Portanto, é provável que a introdução dessa tecnologia mude drasticamente os processos em vários setores.

Conclusão

Assim como o TCP/IP, a tecnologia blockchain tem o potencial de transformar o mundo como o conhecemos. Substancialmente, a primeira fase do caso de uso único foi superada e os projetos localizados estão crescendo todos os dias. Como tal, os paralelos entre essas tecnologias são aparentes.

Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019 atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.

Talvez você queira ler
Imagens de jogo da1047 games

Veja como ganhar Bitcoin de graça com o jogo de tiro Splitgate

O jogo vai implementar ganhos de até 0,5 BTC com a integração da Lightning Network da startup ZBD
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi