Com a recente alta do Bitcoin houve um grande quantidade de usuários que realmente não entendem como o Bitcoin funciona. E está tudo bem, a maioria das pessoas está aqui apenas para investir. Mas cada vez mais usuários estão ficando fartos com o fato de que as taxas da rede Bitcoin estarem tão altas.
Ao contrário das instituições financeiras tradicionais que cobram taxas por transações, as taxas de Bitcoins NÃO são dependentes de quanto dinheiro você está enviando. As taxas para o envio de R$ 5 de Bitcoin podem ser iguais ao envio de R$ 5.000. As taxas não são mensuradas em valores em reais, ou mesmo em quantidades de Bitcoin. Eles são medidos por “satoshis por byte de dados” ou sat/byte.
Um satoshi é a menor denominação de um Bitcoin: 100,000,000 satoshis formam um Bitcoin.
Em vez de pagar por cada Bitcoin que você envia, você paga a quantidade de dados em um bloco em que sua transação está sendo tomada. A transação média é de cerca de 226 bytes, então o tempo necessário para confirmar sua transação depende da taxa com a qual a transação é enviada.
SegWit não iria abaixar as taxas?
Infelizmente, os efeitos da Segwit na capacidade de transação não serão vistos por semanas ou mesmo meses. As únicas transações que ajudam a aumentar a capacidade são as transações de um “endereço Segwit”. Um endereço Segwit é simplesmente um endereço que vem de uma carteira que suporta o Segwit. Atualmente, quase não há carteiras que estão prontas para o SegWit, então muito poucos endereços Segwit estão sendo criados.
Leia Também: SegWit Ativada: O que mudará?
Para realmente ver os efeitos, uma grande maioria das transações que são negociadas com regularidade precisarão ser movidas para endereços Segwit, o que levará algum tempo. Quando a maioria dessas moedas são movidas, mais transações poderão ser incluídas por bloco, reduzindo as taxas.
O gráfico abaixo mostra uma parcela crescente das transações da Segwit em comparação com transações regulares.
Outro enorme problema agora para os desenvolvedores de carteiras é criar um algoritmo de estimativa de taxa apropriado. Muitas carteiras funcionam usando dados de sites populares de visualização da mempool. Muitos desses sites, no entanto, não se adaptam bem a grandes variações nos preços das tarifas.
Mesmo em momentos em que uma transação com uma taxa de 40 sat/b seja confirmada em dez minutos, alguns sites ainda recomendarão taxas próximas de 10x esse valor. Um melhor software levará a pessoas comuns a estabelecer taxas muito competitivas, levando a um mercado de tarifas mais preciso.
Leia Também: Como as Taxas de Transação do Bitcoin mantêm a descentralização
Como sei a taxa certa a ser usada?
Existem muitos sites de estimativas de tarifas disponíveis publicamente. O mais popular é bitcoinfees.21.co. No entanto, o algoritmo de estimativa deste site não está perfeito ultimamente, às vezes sugerindo 5x a taxa recomendada. A melhor coisa a fazer é realmente ver as taxas mais baixas que foram incluídas no último bloco.
Por exemplo, você pode ir no blockchain.info e clicar no bloco mais recente. Percorra todo o caminho até a parte inferior e veja algumas das transações que estão lá. As transações com taxas mais baixas geralmente estarão na parte inferior. Pegue essas taxas e defina a sua um pouco mais alta. Pronto, sua transação deve ser incluída no próximo bloco.
Muitas carteiras hoje em dia não têm a capacidade de definir taxas personalizadas e, como resultado, acabam colocando taxas muito elevadas. A sugestão é esperar por um tempo em que não há muitas transações na mempool, e depois mova suas moedas para um endereço com capacidade de taxas personalizadas. A Electrum é uma delas.