Imagem da matéria: Hashrate do Bitcoin atinge alta recorde em meio a sinais de otimismo no mercado

A taxa de hashes (a quantidade de poder computacional sendo usada por uma rede blockchain) do Bitcoin registrou o maior aumento deste ano no último sábado (12), disparando de 188,40 exahashes por segundo (ou EH/s) para um novo recorde de 248,11 EH/s em apenas um dia, segundo dados do site Blockchain.com.

Apesar de o valor ter caído para 209,63 EH/s no domingo (13), agora, a principal rede blockchain do mundo está mais segura do que nunca.

Publicidade

Em blockchains que usam o algoritmo de consenso proof of work (ou PoW), a taxa de hashes se refere ao total de poder computacional combinado e alocado por uma rede de computadores, chamada de “mineradores”, que processam transações e acrescentam blocos à blockchain.

Quanto maior a taxa de hashes, mais segura é a rede, pois mais poder computacional é exigido para realizar um ataque bem-sucedido, como o processamento de transações fraudulentas ou informar que os mesmos bitcoins (BTC) foram usados duas vezes (chamado de “gasto duplo”).

Taxa de hashes total (TH/s): número estimado de transações por segundo que a rede Bitcoin processou nas últimas 24 horas (Imagem: Blockchain.com)

Junto com o recorde na dificuldade de mineração do Bitcoin (a medida de quão difícil é encontrar novos blocos), uma crescente taxa de hashes é um sinal bem otimista de que mineradores estão cada vez mais dispostos a implementar capital a longo prazo à infraestrutura de bitcoin.

De acordo com os dados do BTC.com, a previsão é que a dificuldade de mineração do Bitcoin aumente mais 3,24% esta semana, quando o próximo reajuste de valor acontecer.

Publicidade

Sinais macro e o Bitcoin

A rede Bitcoin esteve em uma montanha-russa após a repressão à indústria de mineração na China em 2021, que fez com que a taxa de hashes despencasse para uma baixa de 68 EH/s, gerando preocupações sobre as perspectivas a longo prazo da indústria.

No entanto, conforme diversos outros operadores se movem a outros países, como EUA, Rússia e Cazaquistão, a taxa de hashes do Bitcoin esteve se recuperando constantemente desde então.

A alta mais recente na taxa de hashes também acontece em meio a sentimentos negativos pelos mercados globais, como a crescente inflação e tensões geopolíticas.

A inflação dos EUA atingiu seu nível mais alto em 40 anos na última semana, fazendo investidores se livrarem de ativos de risco, incluindo criptomoedas.

Publicidade

O contínuo debate sobre a possível invasão militar da Rússia a seu país vizinho Ucrânia também não está ajudando.

Na semana passada, após uma declaração da Casa Branca de que a Rússia poderia lançar uma grande investida à Ucrânia “basicamente a qualquer momento”, o preço do bitcoin caiu quase 4% enquanto grandes índices de ações caíram entre 1,43% e 2,78%.

Neste momento, a principal criptomoeda está sendo negociada a US$ 42,1 mil, registrando uma queda de 1% no último dia, segundo o CoinGecko. Porém, os aspectos fundamentais da rede, como o grande aumento na taxa de hashes, continuam a ficar mais fortes.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Cofundador da Solana critica anúncio excluído: "Ainda está corroendo minha alma"

Cofundador da Solana critica anúncio excluído: “Ainda está corroendo minha alma”

“É mesquinho e ataca um grupo marginalizado”, disse Anatoly Yakovenko em um tuíte compartilhado pela Solana Foundation
Imagem da matéria: Elon Musk afirma que os EUA operam "computadores mágicos de dinheiro"

Elon Musk afirma que os EUA operam “computadores mágicos de dinheiro”

Os comentários de Elon Musk em um podcast com o senador Ted Cruz alarmaram os aficionados por Bitcoin temerosos da desvalorização
simbolo do dólar emergindo de placa de computador

A tokenização está mudando o jogo na captação de recursos para PMEs | Opinião

Empresa pode estruturar uma de captação através da emissão de tokens lastreados em ativos financeiros, como recebíveis ou títulos de dívida
Fachada da Fidelity investments

Fidelity se prepara para tokenizar seu fundo do Tesouro dos EUA na rede Ethereum

A Fidelity disse que vê a tokenização como uma forma de impulsionar “eficiências transacionais com acesso e alocação de capital entre mercados”