A steam foi uma das primeiras plataformas a abraçar o Bitcoin e aceitar pagamentos na criptomoeda. Porém, hoje, em um anúncio em seu blog, a steam avisa aos seus usuários que não irá mais dar suporte ao bitcoin.
Leia o anúncio traduzido na íntegra:
”Nos últimos meses, vimos um aumento da volatilidade no valor do Bitcoin e um aumento significativo nas taxas para processar transações na rede Bitcoin. Por exemplo, as taxas de transação cobradas ao cliente aumentaram neste ano, totalizando cerca de US$ 20 por transação na semana passada (em comparação com aproximadamente US $ 0,20 quando inicialmente habilitamos o Bitcoin). Infelizmente, a Valve não tem controle sobre o valor da taxa. Essas taxas resultam em custos irracionalmente elevados para a compra de jogos ao pagar com o Bitcoin. As altas taxas de transação causam problemas ainda maiores quando o valor do próprio Bitcoin cai drasticamente.
Historicamente, o valor do Bitcoin tem sido volátil, mas o grau de volatilidade tornou-se extremo nos últimos meses, perdendo até 25% em valor ao longo de um período de dias. Isso cria um problema para os clientes que tentam comprar jogos com o Bitcoin. Ao verificar a Steam, um cliente transferirá x quantidade de Bitcoin pelo custo do jogo, além da quantidade de Bitcoin para cobrir a taxa de transação cobrada pela rede Bitcoin. O valor do Bitcoin só é garantido por um certo período de tempo, portanto, se a transação não for concluída dentro dessa janela de tempo, a quantidade de Bitcoin necessária para cobrir a transação pode mudar. A quantidade que pode mudar aumentou recentemente, até um ponto em que pode ser significativamente diferente.
A resolução normal para isso é reembolsar o pagamento original ao usuário ou pedir ao usuário que transfira fundos adicionais para cobrir o saldo remanescente. Em ambos os casos, o usuário é atingido com a taxa de transação da rede Bitcoin novamente. Este ano, vimos um número crescente de clientes entrar neste estado. Com a taxa de transação tão alta agora, não é viável reembolsar ou pedir ao cliente que transfira o saldo em falta (o que corre o risco de pagamento insuficiente novamente, dependendo de quanto o valor do Bitcoin muda enquanto a rede Bitcoin processa a transferência adicional).
Neste ponto, tornou-se insustentável suportar o Bitcoin como uma opção de pagamento. Podemos reavaliar se Bitcoin faz sentido para nós e para a comunidade Steam em uma data posterior.
Continuaremos trabalhando para resolver quaisquer problemas pendentes para clientes que são afetados por pagamentos insuficientes ou taxas de transação existentes.
– A equipe do Steam”
Infelizmente é uma notícia ruim para o Bitcoin, principalmente pelo fato de muitos gamers apoiarem as criptomoedas.
Quem sabe essa não seja a oportunidade para alguma outra criptomoeda ser aceita na steam?
Tomara que mais empresas não sigam o exemplo.
Leia Também: Co-Fundador do Paypal diz ainda estar Tentando Entender o Bitcoin
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br