O recém-revelado The Grid é um sistema de estruturação e verificação Web3, que pode ser o “mapa” de dados necessário para tornar o mundo do blockchain mais acessível do que nunca.
Depois de trabalhar nisso por sete anos, o The Grid está ganhando destaque como um metapadrão que pode ajudar plataformas de dados a se conectarem ao blockchain de forma mais eficaz.
Tudo isso deve significar uma interface mais amigável que permita que usuários menos familiarizados com Web3 se sintam confortáveis explorando esse espaço e, por fim, investindo mais.
O cofundador, Jonathan Knegtel, disse ao Decrypt: “Pense nisso como uma evolução e não uma revolução. O Grid fornece metadados do ecossistema.
“Atualmente você chega na cidade Web3 e seus logotipos e luzes estão em todo lugar, mas é pouco. O Grid vai puxar mais informações, como o Google Maps dá a você informações sobre os serviços em vez de apenas um nome.”
O ecossistema atual é um pouco como o Google Maps com nomes que oferecem pouco mais — deixando você sem ideia de como diferenciar uma cafeteria de um hospital. O Grid visa trazer isso para um sistema mais informativo.
O primeiro parceiro do Grid foi a Solana, o que significa que ele indexou seus projetos e metadados. Ele pretende ser integrado em uma escala maior, mas as outras 60 empresas parceiras específicas do Web3 ainda não foram anunciadas.
Foi o suficiente, no entanto, para atrair interesse de plataformas além de Solana, pois o potencial foi reconhecido. Após uma rodada inicial de investidores-anjo que atingiu 600 mil euros, isso representa um ponto crucial na padronização do ecossistema Web3.
Então o que faz o The Grid se destacar? Ele extrai informações desses sites e oferece esses dados para ecossistemas front-end. Knegtel admite prontamente que isso é algo que muitos LLMs poderiam fazer.
Leia Também
“O que torna o The Grid diferente é que usamos o princípio dos Quatro Olhos. Isso significa que há o uso de LLMs no trabalho honestamente nada sexy de limpeza de dados. Mas também temos olhos humanos para verificar e confirmar o que é trazido de volta.
O resultado é um conjunto de dados de qualidade muito maior”, disse ele. “Em uma era em que há cada vez mais informações de IA não confiáveis, o que o The Grid oferece é um serviço premium que entrega confiabilidade.”
Mais clareza com dados em blockchain
O Grid foi projetado para atender aos sistemas em seus pontos de necessidade. Isso significa que os atuais exploradores de blocos, carteiras e exchanges podem alavancar os dados para extrair descrições claras do que os produtos e serviços fazem.
É por isso que Knegtel disse que o Grid não precisa competir, mas sim ajudar a aumentar o que já está lá. Na verdade, ele pode funcionar nos dois sentidos para ajudar.
“Na verdade, tivemos solicitações de blockchain sobre como trabalhar melhor em direção à padronização”, disse Knegtel. “Podemos oferecer orientação que pode levar ao reconhecimento do nível de blockchain — para trabalhar com ecossistemas onde eles podem ter lutado anteriormente para serem notados.”
Embora o The Grid tenha começado a trabalhar com Solana, ele também está oferecendo seu explorador e implementação de referência de código aberto.
O modelo de núcleo aberto e a API GraphQL permitem que as plataformas criem suas próprias páginas de ecossistema usando esse conjunto de dados do The Grid. Isso dá às empresas o poder de atualizar e controlar como os dados são gerenciados em seu ecossistema.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.