Criminosos sempre procuram novas maneiras de roubar as pessoas. Na Austrália, uma dessas ameaças foi identificada no início desta semana. Os criminosos descobriram como usar uma mensagem de texto para sequestrar os recursos de um telefone móvel, a fim de minerar criptomoedas. É um desenvolvimento muito perturbador que pode ter grandes consequências.
Leia Também: Mineração de Bitcoin Preparada Para Fazer US$ 4 bilhões por Ano
Smartphones para minerar Bitcoin?
Na Austrália, os cibercriminosos visaram atacar os usuários de smartphones. Ao enviar uma mensagem de texto (SMS) alegando que o destinatário recebeu 3 Bitcoins, os usuários devem clicar em um link. Uma vez que o fazem, o seu celular será infectado com o malware da mineração de criptomoedas. Isso resulta em superaquecimento, drenagem da bateria e instabilidade geral do próprio dispositivo móvel – não é uma situação divertida para as vítimas.
Embora seja verdade, este método de mineração de Bitcoin não é muito lucrativo, porém, ainda é dinheiro gratuito para os criminosos. Eles não estão usando seus próprios dispositivos móveis para concluir esse processo, mas sim sequestrando recursos de milhares de vítimas inocentes. É uma estratégia inteligente, já que alguns milhares de dispositivos móveis minerando, ao mesmo tempo, podem resultar em uma renda decente. Especialmente com o preço do Bitcoin aumentando praticamente todos os dias, essa abordagem só se tornará mais popular à medida que o tempo avança.
Há também um propósito secundário para esse ataque. Uma vez que as pessoas se inscrevam para o serviço vinculado na mensagem de texto, essas informações pessoais podem ser usadas para golpes adicionais contra as vítimas. É evidente que a ameaça que minera Bitcoin será a menor das preocupações da maioria das pessoas, embora possa diminuir significativamente a vida útil do dispositivo.
Por enquanto não se tem noticia de nada parecido com isso acontecendo no Brasil. Independente disso, ignorar mensagens de texto contendo links de remetentes desconhecidos é sempre a melhor opção.
Leia Também: Samsung Fez Equipamento de Mineração de Bitcoin com Smartphones Antigos
BitcoinTrade
Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/