Imagem da matéria: SEC deve retirar alegação de que Solana é valor mobiliário em processo contra Binance
Foto: Shutterstock

Investidores de Solana, Cardano e Polygon podem respirar mais aliviados nesta terça-feira (30). A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) dá indícios de que quer suspender sua alegação de que essas criptomoedas são valores mobiliários não registrados em seu processo contra a exchange Binance, de acordo com um novo processo judicial.

A SEC quer alterar seu processo contra a Binance para arquivar as alegações contra os “criptoativos de terceiros”, escreveu em um relatório de status conjunto apresentado na terça-feira. Mas SOL, ADA e MATIC ainda não estão totalmente fora de perigo.

Publicidade

A emenda não é o mesmo que a SEC retirar a alegação de valor mobiliário não registrado ou que ela seja rejeitada pelo juiz. A atualização seria “evitar a necessidade de o Tribunal emitir uma decisão quanto à suficiência das alegações em relação a esses tokens neste momento”, escreveu o órgão regulador no processo.

Em termos bem simples, isso significa que a SEC concordou em deixar o processo de molho.

Mas o juiz que supervisiona o caso talvez ainda precise decidir se SOL, ADA, MATIC e alguns outros tokens atingem o limite para serem considerados valores mobiliários.

Em sua queixa original, a SEC também alegou que a Filecoin (FIL), Cosmos (ATOM), The Sandbox (SAND), Decentraland (MANA), Algorand (ALGO), Axie Infinity (AXS) e Coti (COTI) são todos valores mobiliários não registrados.

A ação judicial da SEC, apresentada em junho de 2023, atingiu a Binance e o fundador da exchange, Changpeng Zhao atualmente preso , com 13 acusações. Elas incluíam acusações de misturar os fundos dos clientes e tentar burlar as leis de valores mobiliários dos EUA com “controles falsos” para determinar quem pode fazer negócios com a empresa.

Publicidade

No mês passado, o juiz concedeu uma moção da Binance para rejeitar as acusações ligadas às vendas secundárias do token da corretora, o BNB, e seu programa Simple Earn. Mas o juiz disse que outras acusações, incluindo aquelas contra o braço norte-americano da exchange, a Binance.US, continuariam.

“Sempre utilizamos a orientação limitada que a SEC ofereceu ao setor cripto para operar nossos negócios de maneira compatível”, disse a Binance.US em um comunicado publicado no X na época. “A luta continua.”

Processo entre Binance e SEC continua

Mas, agora, deixar de lado a questão do valor mobiliário não registrado depende de a SEC e a Binance chegarem a um acordo sobre um cronograma de descoberta ou entrega de provas.

A SEC gostaria de iniciar a descoberta imediatamente após ter apresentado sua reclamação alterada. Mas a Binance se recusou, “alegando que não pode concordar com o início da investigação sem revisar a reclamação alterada proposta pela SEC”.

Publicidade

Em vez disso, a Binance preferiria se reunir dentro de duas semanas após a proposta de emenda da SEC ter sido apresentada ao tribunal para definir um cronograma para a descoberta.

Até lá, “é prematuro e irracional para a SEC esperar que eles concordem em conduzir a descoberta de méritos para reivindicações sobre as quais a SEC pode em breve pedir licença para alterar suas alegações”, escreveram os advogados.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Deputados vão realizar audiência pública para discutir regulamentação de stablecoins

Representantes do Banco Central, CVM, Ministério da Fazenda, Coaf, Tether e Circle foram convidados para participar da audiência
Imagens dos símbolos das principais stablecoins

Minuta do Banco Central prevê proibição de autocustódia de stablecoins e gera debate

A norma prevê ser “vedado a transmissão de ativo virtual denominado em moeda estrangeira para carteira autocustodiada”
Controles de videogames e uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

Boyaa se torna maior detentora de Bitcoin na Ásia após vender ETH para comprar mais BTC

A reserva de 3.183 BTC da Boyaa está avaliada em US$ 310 milhões, tornando a empresa com a maior detentora corporativa de Bitcoin na Ásia
Imagem da matéria: Coinbase rompe laços com escritórios de advocacia que contratam oficiais “anticripto” da SEC

Coinbase rompe laços com escritórios de advocacia que contratam oficiais “anticripto” da SEC

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, apontou para o Milbank, um escritório de advocacia global que recentemente contratou um ex-executivo da SEC